Sony adquire o circuito Alamo Drafthouse, nos EUA

Sony adquire o circuito Alamo Drafthouse, nos EUA

Redação
13 jun 24

Imagem destaque

A Sony anunciou na última quarta-feira, 12, a aquisição do circuito Alamo Drafthouse, rede de cinema sediada no Texas, e que conta com 35 complexos espalhados pelos Estados Unidos. O anúncio surpreende por ser um raro movimento de entrada da distribuição no setor de exibição, algo que até 2020 era, em grande parte, proibido pelo Decreto Paramount, que, em 1948, em uma decisão antitruste da Suprema Corte, passou a impedir que estúdios hollywoodianos — que já produziam e distribuíam — monopolizassem o mercado. Portanto, entre algumas exceções, esta é a primeira vez em 75 anos que um estúdio adquire uma rede exibidora.

A Alamo manterá sua sede em Austin, no Texas, e seguirá sob o comando do CEO Michael Kustermann, que assume também a Sony Pictures Experiences, nova divisão da distribuidora que fica responsável pelo setor de exibição. Kustermann responderá diretamente a Ravi Ahuja, COO da Sony Pictures Entertainment.

Segundo a Alamo, a compra “reforça o compromisso de longa data [da Sony] com a exibição theatrical e as contínuas iniciativas de entretenimento experimental”. As experiências diferenciadas são marcas de ambas as empresas. Enquanto a Alamo é conhecida por oferecer cardápio com jantar e drinks para consumir durante as sessões, em 2023, a Sony inaugurou, no estado de Illinois, o Wonderverse, espaço de experiências interativas inspiradas em filmes como Jumanji, Ghostbusters, Uncharted e Bad Boys.

Sony decide manter realização do Fantastic Fest

Mesmo após a aquisição, a Sony manterá a realização do Fantastic Fest, festival criado e sediado pela própria Alamo, que se dedica a exibir títulos de gênero — terror, ficção científica, fantasia, ação e filmes asiáticos — entre sessões tradicionais, reexibições de clássicos e até mesmo lançamentos mundiais.

Ao seguir com o festival, a Sony reconhece a importância da comunidade que forma o público da rede de cinema. Os espectadores fieis foram a chave para que, após um pedido de recuperação judicial diante dos impactos da pandemia de Covid-19, a exibidora se recuperasse. Segundo a Variety, a Alamo teve um salto de 30% nas bilheterias em 2023, enquanto a indústria, no geral, passou por um aumento de 21%.

Para a Nato, através desse investimento, a Sony afirma o valor cultural e financeiro dos cinemas e seu papel central no audiovisual.