HBO mostra as suas armas para este ano

HBO mostra as suas armas para este ano

Gustavo Leitão
26 fev 15

Imagem destaque

Divulgação

Com dez anos de existência para celebrar, a HBO Latin America aproveitou o palco do RioContentMarket para divulgar nesta quarta, dia 25, as primeiras imagens de duas novas produções brasileiras que chegam ao canal ainda este ano. Com a grife da Conspiração, estreia em maio Magnífica 70, com uma apimentada história ambientada na Boca do Lixo paulistana. No segundo semestre, desembarca na grade uma iniciativa ainda mais ambiciosa, a série O hipnotizador, falada em um misto de português e espanhol e com elenco multinacional.

O material dos próximos lançamentos da HBO no Brasil foi apresentado por dois representantes do canal, Roberto Rios, vice-presidente corporativo de produções originais e Maria Angela de Jesus, diretora de produções originais, em uma mesa em formato de bate-papo. De Magnífica 70, foi exibido um trailer, que prenuncia uma produção com direção de arte esmerada e uma narrativa com toques de comédia e erotismo. “Sempre tivemos receio de apostar em uma produção de época, mas estava na hora”, disse Maria.

Passada durante a ditadura militar, a série tem Marcos Winter no papel de um censor que se sente perturbado por um filme da Boca do Lixo que chega para avaliação. Culpado por barrar o material e fascinado pela protagonista, uma insinuante Simone Spoladore, ele vai à procura dos realizadores e acaba se envolvendo no submundo do cinema marginal. Então, passa a viver uma vida dupla, como funcionário estatal e cineasta obscuro. A direção é de Cláudio Torres.

Ainda em produção, O hipnotizador é baseado nos quadrinhos dos argentinos Pablo De Santis e Juan Sáenz. No sombrio (e curto) teaser revelado na conferência (“ninguém viu ainda”, disse Rios), o protagonista Leonardo Sbaraglia (Plata quemada, Relatos selvagens) narra em voz grave um texto sobre hipnose. A série nasceu de uma proposta de Rodrigo Teixeira, da RT Features, que adquiriu os direitos da HQ. “Chegamos a pensar em fazer uma animação, mas a ideia durou uma semana”, brincou Maria Angela.

Com uma trama sem lugar e tempo definidos, a produção foi a Montevidéu filmar o roteiro escrito a quatro mãos, na Argentina e no Brasil. O produto final será falado nas duas línguas e destinado a todo o mercado latino. O principal nome do elenco brasileiro é Chico Diaz, como o antagonista.

Além da ficção, a HBO também vem investindo pesado em projetos documentais, sempre em parceria com produtoras locais. A lista inclui Conspiração (Hoje é dia de música), LC Barreto (Seleção brasileira: Paixão de um povo), O2 (A vaga). A colaboração com empresas brasileiras remonta da primeira série produzida aqui, Mandrake, em 2005, com a Conspiração, antes da Lei da TV Paga abrir definitivamente os caminhos para o conteúdo original nos canais a cabo. “Quando começamos, não havia produção independente como agora. Chamamos as produtoras que tinham experiência em cinema para conversar e demos sorte de eles serem fãs do canal, de séries como Família Soprano e A sete palmos”, lembrou Rios.

Em dez anos, o canal produziu aqui 290 horas de programação, mais que a metade das 500 horas de conteúdo da América Latina como um todo. E passou de importadora para exportadora de material, com séries como O negócio, sobre a vida de luxo de garotas de programa de São Paulo, exibidas nos Estados Unidos e em países da Europa e Ásia.