Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Marco Mueller vai atuar como principal consultor da edição deste ano do Festival de Cinema de Pequim. O crítico e produtor italiano já comandou os festivais de Roma, Veneza e Locarno. No anúncio oficial, a organização diz que o convite faz parte de um esforço de “internacionalização e profissionalização” do encontro, que será entre os dias 16 e 23 de abril.
“Ele vai trazer reformas substanciais para o festival, especialmente no que diz respeito a sua integração com o mundo, trazendo premières globais e filmes internacionais excelentes”, diz o texto do comunicado.
Embora conte com um orçamento de peso e o apoio do governo chinês, o festival ainda não se consagrou artisticamente no cenário mundial. A China é o segundo mercado de cinema no mundo, mas ainda conta com restrições para lançamentos estrangeiros, embora os últimos anos tenham trazido uma flexibilização. No texto sobre a nomeação de Mueller, a organização fala das duas funções do festival: “a prosperidade dos filmes chineses e também a diversificação das culturas mundiais”.
© Filme B - Direitos reservados