Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A organização do Festival de Cannes anunciou nesta quinta, dia 16, em uma entrevista coletiva, a constelação de nomes estelares (e outros nem tanto) da seleção deste ano. Uma lista que inclui – em competição ou fora dela - Woody Allen, Denis Villeneuve, Todd Haynes, Gus Van Sant, Paolo Sorrentino e Maïwenn.
Os 17 filmes em competição já divulgados incluem alguns títulos bastante aguardados, como o drama Carol, de Todd Haynes, com Cate Blanchett, sobre um amor lésbico nos anos 1950; a versão do australiano Justin Kurzel para Macbeth, com Michael Fasbender e Marion Cotillard; o novo longa de Gus Van Sant, The sea of trees, com Matthew McConaughey; e Sicario, de Denis Villeneuve, ambientado no cartel de drogas mexicano.
A Itália tem presença forte na seleção, com filmes de Matteo Garrone (Il racconto dei racconti), Paolo Sorrentino (Youth) e Nanni Moretti (Mia madre). Dois diretores europeus participam este ano da competição pela primeira vez: o grego Yorgos Lanthimos (The lobster) e o norueguês Joachim Trier (Louder than bombs). Ambos os projetos são em língua inglesa, assim como o de Sorrentino.
Fora de competição, como de costume, projetos para plateias mais amplas aproveitam a vitrine poderosa do tapete vermelho de Cannes. Nessa lista, estão programados as novas animações da Pixar (Divertidamente) e da On Entertainment (The little prince), o mais recente longa de Woody Allen, Irrational man (foto), com Joaquin Phoenix, e o blockbuster Mad Max – Estrada da fúria.
Na mostra Um Certo Olhar, dedicada a novos talentos do cinema, estão 14 filmes de cinematografias tão diversas quanto Romênia, Irã, Islândia, Coreia do Sul e Índia. Entre as sessões especiais, o destaque vai para A tale of love and darkness, estreia da atriz Natalie Portman na direção, uma adaptação da autobiografia do escritor israelense Amoz Oz.
Como adiantou no encontro para a imprensa diretor do festival, Thierry Fremaux, outros títulos podem ser acrescentados à seleção nos próximos dias. Entre as ausências mais notadas, estão os novos projetos do diretor de Irreversível, Gaspar Noé (Love, com produção do brasileiro Rodrigo Teixeira), e de Arnaud Desplechin, Nos arcadies.
O festival será entre os dias 13 e 24 de maio. Confira a seleção completa no site oficial.
© Filme B - Direitos reservados