Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Velozes e furiosos 7 (Universal) arrancou nas menções do Twitter e Facebook nas últimas semanas. O filme de ação, que chega aos cinemas americanos nesta sexta, dia 3 (a estreia brasileira é na véspera), cresceu 46% nos índices que medem o bochicho nas redes sociais. Os números de presença virtual, que viraram um importante mecanismo de previsão do tamanho das aberturas, também apontam o aumento do interesse por Cidades de papel (Fox), próximo longa baseado em um livro de John Green (A culpa é das estrelas), que chega em julho.
A franquia Velozes já impressionava antes do inchaço recente, provocado pela intensificação do marketing do filme às vésperas da estreia. Além do interesse natural dos fãs da série, este capítulo ainda conta com o peso emocional da participação póstuma de Paul Walker, que vinha sendo pouco explorada nos últimos meses. Em curtidas no Facebook, os filmes de Vin Diesel e companhia só perdem para o universo de Harry Potter: são mais de 53 milhões de likes. Na última semana, 143 mil tuítes do filme ganharam a rede segundo a NATO, associação dos exibidores dos Estados Unidos. Foi o título mais comentado do período.
Com orçamento bem mais modesto que o rival de US$ 250 milhões, Cidades de papel avançou em presença virtual graças a seu primeiro teaser, divulgado no último dia 18 no perfil da protagonista Cara Delevigne. No índice publicado pela Variety, que cruza informações do Facebook, Google+, Instagram, Tumblr, Twitter, YouTube e Wikipedia, o filme juvenil aparecia em segundo na semana passada, atrás apenas do todo-poderoso Os Vingadores: Era de Ultron (Disney). Voltado para um público muito conectado, Cidades tem o perfil de filme que muito se beneficia do engajamento espontâneo, como aconteceu com a adaptação anterior de Green, A culpa é das estrelas.
Outros trailers recentes que tiveram boa acolhida no mundo virtual foram do filme de ação com toques de comédia Pixels (Sony), programado para julho, e do próximo capítulo de Missão Impossível (Paramount), previsto para agosto. Os dois aparecem em terceiro e quarto no índice da Variety.
Vingadores deve dominar o período, segundo previsões
No cenário de curto prazo, os filmes que prometem arrasar quarteirões no circuito americano, segundo as análises da NATO, são Vingadores, em maio, com projeção de US$ 217 milhões no mercado doméstico no primeiro fim de semana, e Velozes 7, que deve garfar US$ 119 milhões nos EUA em sua estreia. Também devem chegar com força aos cinemas americanos em maio a aventura jovem Tomorrowland (Disney), com US$ 47 milhões, a comédia A escolha perfeita 2 (Universal) e Mad Max – Estrada da fúria, com US$ 39 milhões e US$ 38 milhões, respectivamente.
© Filme B - Direitos reservados