Referência
no mercado de
cinema no Brasil
As férias ainda não começaram oficialmente, mas o circuito já experimenta um gostinho do que as grandes produções desse período podem oferecer. Dando sequência ao que Divertida mente 2 começou, títulos como Meu malvado favorito 4 (Universal), Entrevista com o demônio (Diamond), Twisters (Warner), Maxxxine (Universal), Luccas e Gi (H2O) e Deadpool (Disney) prometem movimentar os cinemas em julho.
O principal ponto positivo dessa leva de filmes é que, em sua maioria, visam públicos completamente distintos, e, com isso, devem apresentar uma boa convivência nas salas e impulsionar juntos as bilheterias.
Confira abaixo os destaques do mês de julho, e, ao final do texto, a tabela com todos os títulos que estreiam entre julho e setembro.
04/07 - Meu malvado favorito 4 (Universal)
O amarelo característico dos Minions já está tomando conta do Brasil em diversas campanhas. As criaturas adoradas pelo público são tema de brindes do McDonalds, estão passando por diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro nesta semana, e os baldes de pipoca especiais dos exibidores são assunto nas redes sociais. Esse contato prévio do público com elementos de Meu malvado favorito 4 é uma campanha que pode impulsionar seu lançamento, que dá sequência a uma franquia que já levou mais de 34,3 milhões de espectadores aos cinemas. Outros fatores que devem contribuir positivamente para o sucesso da animação são a campanha nas redes sociais, o fato de a franquia ter apelo para pessoas de diferentes idades — não se concentrando apenas entre famílias — e as parcerias feitas pela marca, como a estabelecida com a banda de K-pop BTS, que conta com uma base de fãs muito grande e fiel.
04/07 - Entrevista com o demônio (Diamond)
O terror de melhor avaliação da crítica no Rotten Tomatoes (97%) em 2024 desembarca por aqui no primeiro fim de semana de julho. Entrevista com o demônio tem sido elogiado por trazer originalidade para o gênero e já provou sua força internacionalmente, tendo arrecadado US$ 12 milhões no mundo apesar do baixo orçamento de produção. O boca a boca gerado a partir dessa estreia em outros mercados chegou com tudo nos fãs brasileiros de terror, o que pode ajudar na aderência ao filme nas salas. Por outro lado, o longa, que já está disponível no streaming em outros países, virou alvo de pirataria por aqui, e pode sentir isso nas bilheterias.
11/07 - Luccas e Gi em: Dinossauros (H2O)
Fenômeno no Youtube — com mais 44 milhões de inscritos — e entre crianças de diferentes idades, Luccas Neto já levou mais de 640 mil espectadores aos cinemas com seus dois longas que chegaram às telonas brasileiras. Ambos estrearam durante as férias, e Luccas e Gi em: Dinossauros repete a estratégia durante o recesso escolar, no mesmo período em que Os Aventureiros foi lançado em 2023. Na ocasião, o longa de Luccas Neto enfrentou a concorrência de Elementos (Disney). Em 2024, a disputa é com duas potências da animação: Divertida mente 2 e Meu malvado favorito 4. Além da popularidade do criador de conteúdo, algo que deve beneficiar o longa nas bilheterias é o fato de títulos infantis virem apresentando boa convivência no circuito brasileiro, como foi o caso de Garfield (Sony) e Amigos imaginários (Paramount).
11/07 - Twisters (Warner)
Anteriormente previsto para o dia 18 de julho, Twisters acaba de ter seu lançamento antecipado em uma semana. Agora a estreia ocorre ao lado de Luccas e Gi, Maxxxine, e Como vender a lua — todos títulos de apelo bem distinto. Apesar disso, deve haver uma disputa acirrada na programação dos cinemas, já que o longa chega com uma leva de títulos potentes e encontra outros longas fortes já em exibição. Por ser um longa de ação com produção grandiosa, se assemelha a Megatubarão 2 (Warner), que, em 2023, conviveu com Barbie nas bilheterias e totalizou 1,2 milhão de espectadores. O filme também pode se beneficiar do protagonismo de Glen Powell, que é o novo queridinho de Hollywood, e estrelou o sucesso Todos menos você (Sony) — que no Brasil vendeu mais de 2,1 milhões de ingressos. Vale lembrar que Twisters faz parte de uma marca consolidada, e deve atrair também a geração que ficou marcada pelo primeiro filme (1996).
11/07 - Maxxxine (Universal)
Com Um lugar silencioso - Dia um (Paramount) levando mais de 70 mil pessoas aos cinemas em seu primeiro dia de exibição, o terror parece mais próximo de quebrar a maldição que o gênero vem enfrentando no circuito em 2024, e Maxxxine tem o potencial de manter um movimento de crescimento para o gênero nas salas. O filme encerra uma trilogia que só cresceu desde o primeiro lançamento, e prova disso é que esse terceiro capítulo teve distribuição assumida por uma major, após distribuidoras independentes levarem os antecessores (X - A marca da morte e Pearl) para os cinemas brasileiros. Um ponto positivo deste movimento é que a Universal garantiu que a estreia por aqui ocorresse apenas uma semana após o lançamento internacional, evitando que o filme sofresse com a pirataria — como ocorreu com os outros — e tornando possível que a repercussão internacional impacte sua campanha no Brasil. O longa conta com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, em sintonia com os antecessores, também na casa dos 90%. A popularidade de Mia Goth, protagonista da franquia, é um trunfo à parte. A atriz vem ganhando notoriedade por sua atuação em filmes de terror, além ter uma conexão particular com o Brasil — é neta da atriz Maria Gladys, e a campanha deve explorar essa ligação.
11/07 - Como vender a lua (Sony)
O movimentado fim de semana do dia 11 tem espaço ainda para um longa que deve ter especial apelo no circuito de arte e com um público mais maduro. Apesar de ser um filme que deve ter boa aderência em cinemas de áreas nobres, também tem chances de atrair espectadores em regiões populares, por trazer um elenco forte, encabeçado por Scarlett Johansson e Channing Tatum. O número de visualizações do trailer no Youtube já supera 7 milhões. Como vender a lua é uma comédia que explora a campanha estadunidense durante os preparativos para a primeira viagem à lua e a necessidade de criar registros falsos para o caso de que a missão falhasse – uma teoria que ganhou muitos adeptos ao longo dos anos.
18/07 - Tuesday - O último abraço (Paris)
Para um público maduro e família, uma opção que chega aos cinemas no dia 18 é Tuesday - O último abraço. O longa é estrelado por Julia Louis-Dreyfus, que teve sua atuação no filme elogiada e apontada como comovente pela crítica especializada. A produção é da A24, que vem cativando um público próprio no Brasil. O longa deve atrair principalmente os espectadores cinéfilos para conferir a história de mãe e filha confrontadas pela morte, que surge em suas vidas na forma de um pássaro que fala.
18/07 - Greice (Vitrine)
Após vencer o festival Olhar de Cinema, Greice chega ao circuito comercial em julho. O drama, uma coprodução entre Brasil e Portugal, que acompanha a jornada de uma jovem que vive em Lisboa. Ao se relacionar com Alfonso, ela se vê diante de uma série de acontecimentos que a levam de volta para sua cidade natal: o Ceará. O filme deve atrair especialmente cinéfilos e movimentar os circuito de arte em um período em que os demais cinemas estarão tomados por produções hollywoodianas.
25/07 - Deadpool & Wolverine (Disney)
O retorno de Deadpool para as telonas é, sem dúvidas, um dos eventos mais aguardados do mercado cinematográfico em 2024. E não é à toa. Deadpool & Wolverine chega ao circuito com um histórico incrível: os dois super-heróis somam 24,2 milhões de ingressos vendidos no Brasil com seus respectivos filmes solo. A produção leva o universo X-Men para o MCU nas telonas, algo que os fãs de ambas as franquias aguardam ansiosamente para ocorrer, e será muito explorado na trama, de acordo com os trailers divulgados. Os materiais assistidos pelo público, inclusive, vêm gerando ótima repercussão graças ao combo característico de Deadpool: piadas escrachadas, palavrões, tiradas de duplo sentido e muita ação. Este é o primeiro lançamento do super-herói pela Disney, que também virou alvo de seus deboches e quebras de quarta parede, o que deve garantir a diversão do público. No Brasil, até o momento, a campanha está concentrada nas redes sociais, com ações que incluem pôsteres divertidos, como o divulgado no Dia dos Namorados, no qual Deadpool e Wolverine aparecem como Bela e Fera do conto de fadas. O novo longa Disney/Marvel fecha as férias, mas deve ir muito além do período do recesso escolar.
25/07 - Pequenas cartas obscenas (Sony)
O tom de comédia, palavrões e tiradas absurdas também marca outro lançamento do dia 25 de julho: Pequenas cartas obscenas. O longa, que acompanha a investigação de uma série de cartas descaradas enviadas a uma vizinhança, deve movimentar especialmente um grupo de espectadores mais maduro, atraído por um elenco de peso encabeçado por Olivia Colman.
31/07 - Blackpink world tour [Born pink] in cinemas (Trafalgar)
O event cinema é quem fecha o mês de julho nas telonas, com Blackpink world tour [Born pink] in cinemas. O show de K-pop deve atrair os fãs do grupo feminino, que é um dos maiores atos do gênero, com apelo que vai além do nicho e alcança os consumidores de música pop, no geral. O lançamento celebra os oito anos de estreia do Blackpink e deve atrair eventos de fãs para conferir a produção nos cinemas. As sessões ocorrem também nos dias 3 e 4 de agosto.
Veja abaixo a lista de filmes que chegam aos cinemas entre julho e setembro. Para demais datas, consulte o Calendário de estreias Filme B.
© Filme B - Direitos reservados