Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O canal francês de TV por assinatura TF1 está investindo em lançamentos de filmes por demanda em alta-definição através de sua plataforma de cinema digital que pretende furar o cinema como janela prioritária. O primeiro título disponível será A incrível história de Adaline, drama da Lionsgate estrelado por Blake Lively. O plano da TF1 é gerar burburinho suficiente com produções em inglês e lançá-las de forma ampla na plataforma digital da rede, antes de sua estreia nas salas de exibição francesas.
Apesar de a França ter o cronograma de janelas mais severo do mundo, alguns distribuidores consideram os custos de VPF e publicidade muito altos e têm atacado com modelos multiplataforma e iniciativas digitais. Um exemplo recente é a parceria entre a agente de direitos Wild Bunch com a Radius-TWC, plataforma de VOD da Weinstein Company.
A oferta crescente desse tipo de serviço por uma empresa como a TF1, que opera a principal rede de televisão comercial do país, bem como empresas de produção, distribuição e exibição (por meio de seu acordo com a UGC), pode encorajar mais companhias a considerar o ultra-VOD (plataformas on demand que privilegiam a estreia em streaming em uma janela anterior à do theatrical).
Segundo Tristan Du Laz, chefe de vídeo da TF1 e líder do novo empreendimento, a ideia por trás deste serviço é dar vazão à elevada oferta anual de filmes – são aproximadamente 500 por ano, dos quais cerca de 70% não vendem mais do que 200 mil ingressos –, além de prevenir a pirataria no país, lançando os filmes o quanto antes após sua abertura nos Estados Unidos.
A TF1 irá promover o lançamento dos filmes como se fossem estreias de cinema, incluindo, ocasionalmente, pré-estreias e tapetes vermelhos com a presença de artistas. A taxa de aluguel começa em 6,9 euros (US$ 7,8) e os usuários também poderão baixar os filmes por US$ 12,99.
A incrível história de Adaline estará disponível na TF1 a partir de 22 de maio. Outros títulos da lista: Everl; Son of a gun, com Ewan McGregor; e How to make love like na englishman (31 de julho).
© Filme B - Direitos reservados