Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Um dos concorrentes ao Oscar de melhor filme, Selma finalmente ganhou data de lançamento no Brasil. O longa, que também disputa uma estatueta na categoria canção original, chega ao circuito no dia 5 de fevereiro, com distribuição da Disney. Nos Estados Unidos, onde é distribuído pela Paramount, o drama estreou em dezembro e já arrecadou mais de US$ 30 milhões.
O longa histórico acompanha uma marcha para assegurar direitos eleitorais para os negros que aconteceu entre as cidades de Selma e Montgomery, no Alabama, em 1965. Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, David Oyelowo interpreta o ativista social e pastor protestante Martin Luther King, Jr., líder do movimento.
Produzido pela apresentadora Oprah Winfrey, o filme disputou outras duas categorias no Globo de Ouro (melhor filme de drama e melhor diretor) e saiu com a estatueta de melhor canção original para Glory, de John Legend. A participação do longa na temporada de prêmios tem sido polêmica. As indicações do Oscar deixaram de fora Oyelowo na categoria melhor ator e Ava DuVemay como diretora, ausências que levantaram discussões raciais na indústria.
© Filme B - Direitos reservados