De ‘É assim que acaba' até ‘Alien’, agosto traz ofertas diversificadas

De ‘É assim que acaba' até ‘Alien’, agosto traz ofertas diversificadas

Beatriz Filippo
26 jul 24

Imagem destaque

O ritmo de grandes lançamentos nos cinemas brasileiros não para mesmo após as movimentadas férias de julho. A lista das novidades de agosto inclui relançamentos para aquecer a abertura de suas sequências, adaptações de obras aclamadas por diferentes públicos, novo capítulo de uma importante franquia e até mesmo títulos de prestígio, que devem movimentar principalmente o circuito de arte.

Confira abaixo os destaques do mês de agosto, e, em seguida, a lista completa com as produções que chegam aos cinemas brasileiros até outubro.

01/08 - Tuesday - O último abraço (Paris)

Logo no primeiro fim de semana de agosto, o público familiar recebe uma nova oferta na forma de uma comovente história. Tuesday - O último abraço acompanha a relação de mãe e filha com a morte — que se materializa para ambas na forma de um pássaro falante. A trama garantiu 80% da aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Além disso, o longa é uma produção A24, o que por si só vem se mostrando como atrativo nas bilheterias brasileiras — apenas em 2024, foram quase 1,4 milhão de ingressos vendidos com sete títulos. 

01/08 - O exorcismo (Imagem)

Aos poucos o terror vai se recuperando nas bilheterias brasileiras, e O exorcismo é o próximo título que busca diminuir a diferença entre o desempenho do gênero em 2023 e 2024. No longa, Russel Crowe — que levou mais de 700 mil pessoas aos cinemas com O exorcista do papa — volta a vestir a batina, dessa vez dando vida a um ator que está interpretando um padre em um filme de terror, e passa a ter um comportamento perturbador. Um fato curioso que pode instigar os fãs de terror a conferirem o filme nos cinemas é que a direção é de Joshua John Miller, filho de Jason Miller, que deu vida ao Padre Karras no clássico O exorcista (1973).

08/08 - Borderlands (Paris)

No segundo fim de semana de agosto, Borderlands leva para as telonas o universo do videogame homônimo, que já vendeu mais de 85 milhões de cópias no mundo. Os fãs da franquia de jogos são os principais alvos do filme, mas as reações aos materiais de divulgação mostram que seu apelo vai além do nicho, contemplando também o público jovem e fã de cultura pop. Os comentários comparam o longa a Guardiões da Galáxia (Disney) e Mad Max (Warner), duas marcas fortes e queridas pelo público. Outro fator que chama atenção para o título é seu elenco estelar, que inclui Cate Blanchett, Kevin Hart e Jamie Lee Curtis. 

08/08 - É assim que acaba (Sony)

Na mesma data, É assim que acaba leva o universo literário para os cinemas. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Colleen Hoover, que se tornou um fenômeno principalmente graças ao TikTok. A rede social fez com que a obra chegasse ao topo do ranking das vendas em livrarias em 2022, segundo a PublishNews. Desde então, É assim que acaba não sai do top 5, e os demais livros de Hoover também se destacam entre os mais vendidos no Brasil. A autora e suas obras ganharam tração no #BookTokBrasil, hashtag com milhões de publicações que formou uma comunidade de leitores no TikTok. Por ser uma rede social muito popular entre jovens, a adaptação para as telonas deve atrair principalmente esse público, mas não só. A narrativa com foco feminino mostra apelo para mulheres em geral. Entre os temas abordados pelo filme está também a força feminina e o combate a violência doméstica, que conversam com as campanhas de Agosto Lilás — pela conscientização e enfrentamento às formas de violência contra a mulher.

08/08 - Armadilha (Warner)

Ainda no dia 8 de agosto, o terror e o suspense prometem tomar conta do circuito brasileiro com Armadilha, novo filme de M. Night Shyamalan. O mais recente trailer do filme – que foi visto 3,1 milhões de vezes em apenas três semanas – vem gerando burburinho nas redes sociais, com fãs do cineasta criando teorias baseadas no material de divulgação. Além dessa movimentação orgânica, a passagem de Shyamalan pelo Brasil, ao lado dos protagonistas Josh Hartnett e Saleka, também pode ajudar o filme a garantir bons resultados por aqui. A equipe participou de entrevistas com criadores de conteúdos e de um evento exclusivo com fãs, onde foram apresentados os primeiros 20 minutos do filme. O cineasta ainda realizou uma masterclass para alunos da FAAP em São Paulo. 

08/08 - Saideira (Elo Studios)

O audiovisual brasileiro também ganha espaço nos cinemas no dia 8 de agosto, com Saideira. A comédia familiar acompanha duas irmãs que se reconectam ao embarcarem em uma aventura juntas. A trama lembra a de Minha irmã e eu (Dt/Paris), o filme nacional de maior sucesso desde a pandemia (2,3 milhões de ingressos vendidos), o que pode servir como um atrativo para os espectadores que curtiram esse tipo de produção.

15/08 - Alien - Romulus (Disney)

Com 45 anos de existência e nove títulos lançados — entre originais e crossovers —, a mistura de ficção científica e terror se mostrou um sucesso para a franquia Alien, que retorna com Romulus, no dia 15. A marca Alien deve servir como atrativo para os espectadores que já têm uma conexão com os filmes anteriores, aproveitando principalmente o fator nostalgia. Mas a proposta do filme de trazer uma história independente aos demais títulos também deve atrair o público que não tem tanta familiaridade com a franquia. No circuito, o filme deve disputar espaço e público com Armadilha.

15/08 - Meu filho, nosso mundo (Diamond)

A relação entre um pai e seu filho, diagnosticado com autismo, tem apelo principalmente para levar o público familiar às salas de Meu filho, nosso mundo, no dia 15 de agosto. Demais espectadores que se conectam com o tema também podem se interessar, considerando que a história é protagonizada por um ator que, assim como seu personagem, encontra-se dentro do espectro autista, reforçando o aspecto da representatividade. O elenco composto por Bobby Cannavale, Robert De Niro e Whoopi Goldberg também pode ser um atrativo para o público.

22/08 - Pisque duas vezes (Warner)

A estreia de Zoë Kravitz na direção vem chamando a atenção dos fãs de terror. Em Pisque duas vezes, uma jovem garçonete se envolve com um bilionário e se junta a um grupo de pessoas para passar um tempo na ilha particular dele. O que começa como uma experiência paradisíaca vai se tornando um pesadelo após quando acontecimentos estranhos. Channing Tatum dá vida ao bilionário misterioso, e pode funcionar como um atrativo para o público que deseja ver uma nova faceta do ator, já que ele deixa para trás seus personagens carismáticos e divertidos para dar vida a uma figura sombria. O trailer oficial foi visto mais de 2,3 milhões de vezes nos últimos meses.

22/08 - O corvo (Imagem)

Trinta anos após o lançamento do original, uma nova versão de O corvo chega aos cinemas brasileiros. O longa traz Bill Skarsgård (o Pennywise da franquia It) e FKA Twigs no protagonismo de um romance interrompido por mortes violentas, dando origem a uma criatura com sede de vingança. O filme deve atrair principalmente fãs das histórias em quadrinhos e de longas de ação.

22/08 - Harold e o lápis mágico (Sony)

Após a sensação de títulos infantis durante as férias de julho, Harold e o lápis mágico busca trazer o público familiar de volta para as salas em agosto. A programação de seu trailer antes das sessões de Divertida mente 2 (Disney) e Meu malvado favorito 4 (Universal) pode ser essencial para ajudar o filme a alcançar seu público-alvo, já que se trata de uma propriedade intelectual muito menos conhecida no Brasil do que internacionalmente. Por aqui, outro fator que pode ser especialmente interessante para os espectadores é a direção do brasileiro Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo 2 e 3), caso seja trabalhada na campanha de divulgação. No circuito, o longa deve se beneficiar da falta de concorrência direta.

22/08 - Tipos de gentileza (Disney)

A parceria entre Yogos Lanthimos e Emma Stone levou mais de 700 mil espectadores aos cinemas brasileiros em 2024 com Pobres criaturas, filme que fez o cineasta furar a bolha cinéfila e alcançar um público mais amplo e diversificado no país. Esse novo alcance pode se traduzir em bilheterias mais robustas para Tipos de gentileza, que estreia no dia 22 de agosto. O filme tem especial potencial para movimentar o circuito de arte, onde deve disputar diretamente com Motel Destino. Nos cinemas populares, a concorrência fica por conta de Pisque duas vezes.

22/08 - Motel Destino (Pandora)

A estreia de Motel Destino nos cinemas brasileiros ocorre após a passagem do filme por Cannes e pelo Festival de Gramado. Com lançamento marcado para uma data tão concorrida, o longa de Karim Aïnouz deve travar uma disputa acirrada por espaço não apenas no circuito popular, mas também no circuito de arte, onde dividirá espaço com o filme de Yorgos Lanthimos e O diabo na rua no meio do redemunho, de Bia Lessa.

29/09 - Estômago 2 (Paris)

Após ganhar status cult nos últimos 16 anos desde seu lançamento, Estômago volta às telonas brasileiras em versao remasterizada em 4K, e ainda ganha sua tão desejada sequência. O primeiro filme terá sessões a partir de 1º de agosto, em uma estratégia para aquecer o mercado para a estreia de Estômago 2 - O poderoso chef, no dia 29 de agosto. No circuito, O poderoso chef deve concorrer com os títulos brasileiros que trilham a segunda semana de exibição nos cinemas.

29/08 - Longlegs - Vínculo mortal (Diamond)

O terror mais aguardado de agosto chega aos cinemas no fim do mês. Longlegs - Vínculo mortal, que traz Nicolas Cage no papel de um perturbador assassino em série, surpreendeu nas bilheterias internacionais, onde já captou US$ 56,9 milhões. O sucesso nestes territórios se deu principalmente por uma campanha enigmática que engajou o público. A Diamond acaba de lançar um site que ajuda a traduzir os símbolos que marcam os crimes no filme, algo que pode ajudar a criar essa relação prévia entre espectadores e narrativa. A repercussão positiva internacional vendo sendo acompanhada, nas redes sociais, pelos fãs de terror. 

Confira abaixo a lista com todos os lançamentos previstos para chegar aos cinemas até outubro. Para demais datas, consulte o Calendário de Estreias.