Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O mês de setembro conta com menos blockbusters, mas o circuito receberá uma ampla variedade de títulos que, cada um à sua maneira, podem movimentar diferentes públicos.
Confira abaixo os destaques entre os lançamentos de setembro, e, ao fim do texto, a lista completa com todos os filmes que estreiam entre setembro e novembro.
05/09 - Os fantasmas ainda se divertem - Beetlejuice Beetlejuice (Warner)
Logo na primeira cine-semana de setembro, os cinemas recebem a oferta que deve movimentar o circuito ao longo de todo o mês. Trata-se de Os fantasmas ainda se divertem - Beetlejuice Beetlejuice, que une nomes de peso para atrair os brasileiros. Tim Burton, que dirigiu o longa original (1989), retorna à função na sequência. Nos últimos 20 anos, os filmes do cineasta venderam mais de 12 milhões de ingressos.
Outros nomes que devem atrair os espectadores incluem Winona Ryder e Jenna Ortega. As duas atrizes estão em alta atualmente com seus papéis em Stranger things e Wandinha, respectivamente. Ortega também é muito popular entre os fãs de terror, por causa da franquia Pânico.
O trailer de Beetlejuice Beetlejuice acumula mais de 2,9 milhões de visualizações no Youtube.
05/09 - Hellboy e o Homem Torto (Imagem)
Após vender mais de 1,1 milhão de ingressos com os primeiros filmes, a franquia Hellboy retorna para as telonas com O Homem Torto. O novo capítulo tem sido divulgado como uma adaptação mais fiel dos quadrinhos, com o objetivo de atrair os fãs e leitores do personagem. No circuito Hellboy enfrentará a força de Os fantasmas ainda se divertem, que promete ocupar amplo circuito.
12/09 - Silvio (Imagem)
Na segunda cine-semana de setembro, o cinema brasileiro ganha destaque com Silvio. A cinebiografia do apresentador pode atrair principalmente seus fãs que buscam homenageá-lo após o recente falecimento. Além disso, chega ao circuito sem competição direta.
12/09 - Meu amigo pinguim (Paris)
Após ser resgatado e cuidado por um pescador, um pinguim volta regularmente para visitar aquele que o ajudou. A história é dirigida pelo brasileiro David Schurmann, e inspirou uma produção norte-americana que conquistou tanto a crítica quanto o público (respectivamente 87% e 97%, no Rotten Tomatoes).
12/09 - Não fale o mal (Universal)
O longa original dinamarquês conquistou a crítica, e agora sua adaptação hollywoodiana visa alcançar o público brasileiro. Protagonizado por James McAvoy (Fragmentado) e Mackenzie Davis (O exterminador do futuro - Destino sombrio), o longa acompanha uma família dos EUA convidada para passar um fim de semana na casa de campo de uma família britânica, e acaba se vendo diante de um pesadelo psicológico.
A trama foi definida como indicada para maiores de 18 anos no Brasil. Mas, vale lembrar que, até o momento, 27 filmes receberam este ano a mesma classificação, e, juntos, somam 10,3 milhões de ingressos vendidos — impulsionados por Deadpool & Wolverine (Disney), segunda maior bilheteria do ano. A lista conta com mais de dez títulos de terror, e seus desempenhos mostram que o gênero nem sempre é negativamente impactado pela restrição de público.
19/09 - A substância (Imagem)
Ainda falando sobre longas de terror indicados para maiores de 18 anos, o circuito recebe, no dia 19, A substância, protagonizado por Demi Moore. O longa fez barulho em Cannes, onde conquistou o prêmio de melhor roteiro. O longa leva para as telonas uma crítica a padrões de beleza, além de temas como machismo e etarismo, embalados em um terror corporal, no qual uma atriz recorre a uma substância rejuvenescedora para retomar seu valor como mulher e profissional.
19/09 - Não solte (Paris)
Um mal toma conta do mundo e exige que uma família se mantenha conectada o tempo inteiro, até mesmo amarrando-se com cordas para isso. Quando uma das crianças questiona a existência desse mal, os laços familiares ficam ameaçados e eles precisam lutar por suas vidas. A produção traz Halle Berry como protagonista em uma trama com ares de Um lugar silencioso — uma semelhança que pode ajudar a vender o filme para o público brasileiro, que, apenas em 2024, somou mais de 1 milhão de espectadores para o capítulo mais recente da franquia.
26/09 - A forja - O poder da transformação (Paris)
Para o público religioso, setembro reserva espaço para A forja - O poder da transformação, que acompanha um jovem em sua jornada para traçar um rumo melhor para sua vida. Até o momento, os filmes religiosos levaram mais de 2 milhões de pessoas para os cinemas. Dentro deste recorte, encontra-se a exibição da quarta temporada da série The chosen, que se aproxima do perfil de A forja, e vendeu quase 900 mil ingressos neste ano.
26/09 - Transformers - O início (Paramount)
Atendendo a pedidos de longa data dos fãs de Transformers, a Paramount lança um longa focado especialmente nos robôs — diferentemente de outros títulos da franquia, que contam com maior destaque para os dramas humanos. Com isso, Transformers - O início deve atrair os fãs mais dedicados da saga. Mas o público familiar também deve movimentar as sessões do filme, já que se trata de uma animação — a primeira da franquia. Vale lembrar que este é o gênero de maior sucesso nas bilheterias brasileiras em 2024, com 38,7 milhões de ingressos vendidos.
Desde o período de férias, as novidades infantis têm encontrado dificuldade para superar os campeões Divertida mente 2 (Disney) e MMF4 (Universal), mas Transformers - O início tem potencial para quebrar essa barreira. E os números ajudam a visualizar essa perspectiva. Em um mês, seu mais recente trailer já foi visto 3,6 milhões de vezes no Youtube, e os sete filmes anteriores da franquia venderam, juntos, 14,7 milhões de ingressos no Brasil.
Exibições especiais tomam conta do circuito
O mês de setembro contará ainda com uma leva de exibições especiais, contemplando desde títulos de catálogo, como ocorreu com Coraline e Harry Potter em agosto, até os shows que arrastam fãs para as salas de cinema.
12/09 - Usher - Rendezvous in Paris (Trafalgar)
13/09 - Riize Fan-Con Tour "Riizing Day" Finale in cinemas (Trafalgar)
19/09 - Jung Kook - I am still (Trafalgar)
19/09 - Batman, de 1989 (Warner)
19/09 - Batman, de 2022 (Warner)
26/09 - Paul McCartney and Wings - One hand clapping (Trafalgar)
26/09 - Superman (1978) (4K Remastered) (Warner)
28/09 - Kenshi Yonezu 2023 Tour / Fantasy (Sony)
Veja abaixo a lista de títulos que estreiam entre setembro e novembro. Para demais lançamentos, confira o Calendário de estreias Filme B.
© Filme B - Direitos reservados