Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Além de blockbusters concentrados no fim de junho, o mês também reserva produções brasileiras e longas de terror e ação, ampliando as possibilidades de espectadores que podem ocupar o circuito nos próximos 30 dias.
Confira abaixo os destaques do período, e, ao fim do texto, veja a lista com todos os lançamentos previstos até agosto.
06/06 - Bad boys - Até o fim (Sony)
Quem dá o pontapé em junho é Will Smith e Martin Lawrence em Bad boys - Até o fim. A dupla de protagonistas, que conta com milhões de seguidores das redes sociais, já levaram mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros desde o início da franquia, sendo 1,3 milhão apenas com o lançamento mais recente, em 2020, pouco antes do início da pandemia. Além do histórico, o potencial do longa também pode ser avaliado através das visualizações dos trailers, que já totalizam 6 milhões, e da movimentação que o gênero de ação vem provocando nos cinemas brasileiros em 2024, quando já vendeu 10 milhões de ingressos, impulsionados especialmente por franquias.
06/06 - Os observadores (Warner)
Na mesma data, Os observadores chega aos cinemas buscando atrair os fãs de terror e de tramas sombrias. O longa retrata a história de uma mulher que se torna alvo de criaturas misteriosas ao se perder na floresta, e o trailer no Youtube já foi visto mais de 2 milhões de vezes. No circuito brasileiro, a produção enfrenta o complicado cenário do gênero, que vem encontrando dificuldade em alcançar resultados positivos. Para se ter ideia, nenhum filme de terror vendeu sequer 350 mil ingressos em 2024 no Brasil. Os observadores é a estreia na direção de Ishana Night Shyamalan, filha de M. Night Shyamalan (O sexto sentido), e essa conexão pode ser um atrativo para os fãs do gênero.
06/06 - Grande sertão (Dt/Paris)
Ainda no primeiro fim de semana de junho, os cinemas brasileiros recebem Grande sertão, adaptação cinematográfica do clássico de Guimarães Rosa. A direção é assinada por Guel Arraes (O Auto da Compadecida) e tem potencial para atrair principalmente o público cinéfilo e espectadores que prestigiam produções brasileiras nas telonas.
13/06 - Mallandro - O errado que deu certo (Dt/Paris)
O audiovisual brasileiro também ganha reforço no fim de semana seguinte, com a chegada de Mallandro - O errado que deu certo. O longa protagonizado por Sergio Mallandro conta com um apelo mais popular e amplo, além de garantir os fãs do comediante. O título é a produção de potencial mais forte do fim de semana do dia 13.
13/06 - Avassaladoras 2.0 (Disney)
Mais de 20 anos após o primeiro lançamento, o brasileiro Avassaladoras ganha uma sequência nas telonas com uma nova geração. Se a primeira produção foi protagonizada por Giovana Antonelli e Ingrid Guimarães, desta vez os papéis principais ficam com as influenciadoras Fefe Schneider e Bibi Tatto. Apesar de os milhões de seguidores acumulados pela dupla não se traduzir, necessariamente, em bilheteria, o alcance de ambas pode ser uma ferramenta importante para a divulgação do filme. Além disso, o longa pode se beneficiar do fim de semana do Dia dos Namorados.
13/06 - 13 sentimentos (Vitrine)
Quem também pode atrair casais que comemoram o dia dos namorados nos cinemas é o brasileiro 13 sentimentos. A comédia romântica acompanha a vida de um rapaz que volta ao mundo dos encontros após uma ruptura, e é dirigida por Daniel Ribeiro, responsável por levar quase 200 mil espectadores aos cinemas com Hoje eu quero voltar sozinho. Assim como o filme de 2014, 13 sentimentos tem especial apelo para o público LGBTQIA+.
20/06 - Divertida mente 2 (Disney)
O penúltimo fim de semana de junho recebe aquele que está entre diversas listas do mercado sobre as projeções de maiores bilheterias do ano. Divertida mente 2 estreia no dia 20 com altas expectativas — totalmente justificáveis. Em 2024, as animações já venderam 8,2 milhões de ingressos no Brasil, onde o primeiro filme, de 2015, atraiu 3,7 milhões de espectadores. Vale contar ainda que os trailers do longa no Youtube somam quase 10 milhões de visualizações. Os números mostram que esta é uma marca sólida, e que a espera de quase dez anos para a sequência pode ter aumentado ainda mais o ânimo dos espectadores para conferir as novas emoções que chegam às telonas. Para além da abertura, a animação também pode ganhar força durante as férias escolares.
20/06 - Bandida - A número um (Dt/Paris)
O brasileiro Bandida - A número um também chega aos cinemas no dia 20. Diante da estreia do aguardado Divertida mente 2, o longa nacional pode perder espaço no circuito. Por outro lado, beneficia-se do fato de não disputar público diretamente com a animação, principalmente aquele que se interessa por narrativas consideradas tipicamente brasileiras. O filme acompanha a vida de uma jovem desde o momento em que é vendida para um bicheiro até sua ascensão ao posto de chefe do tráfico da Rocinha.
20/06 - Ghost - Rite here rite now (Trafalgar)
Ainda no dia 20, os fãs de Ghost podem conferir performances da banda nas telonas. O filme mistura apresentações e uma narrativa que traz personagens e um universo ficcional em torno da banda. Vale lembrar que esse tipo de produção vem mostrando força nas bilheterias, atraindo expressivos números de espectadores e renda em pouco tempo de exibição.
27/06 - Um lugar silencioso - Dia um (Paramount)
O mês de junho se encerra com dois títulos de forte potencial. O primeiro deles é Um lugar silencioso - Dia um, que explora o primeiro dia em que a Terra foi invadida por alienígenas atraídos por sons. Os trailers do prelúdio já foram vistos mais de 4 milhões de vezes apenas no canal da Paramount no Youtube. Além disso, os títulos lançados em 2018 e 2021 atraíram juntos mais de 2 milhões de espectadores. Além do histórico e dos números, vale considerar que o elenco popular especialmente entre jovens e fãs de terror pode ser um atrativo. O terceiro capítulo da franquia tem forte potencial para mudar o cenário do terror nos cinemas em 2024.
27/06 - Tô de Graça (Dt/Paris)
O cinema brasileiro também é representado no fechamento de junho, com Tô de Graça. A comédia é baseada em uma série popular do Multishow, e a familiaridade do público com os personagens pode ajudar no desempenho do filme nas bilheterias. A produção segue a linha de comédias ambientadas durante férias em praias, como Os farofeiros 2, que levou 1,9 milhão de pessoas aos cinemas.
Veja abaixo todos os filmes que chegam aos cinemas entre junho e agosto. Para demais datas, consulte o Calendário de estreias Filme B.
© Filme B - Direitos reservados