Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Mais de 300 mil pessoas já assistiram a Aquaman 2 - O reino perdido (Warner) no circuito brasileiro. O super-herói teve estreia atípica na quarta-feira, quando atraiu 182,4 mil espectadores (R$ 3,8 milhões) para suas primeiras sessões, de acordo com dados consolidados do Filme B Box Office Brasil. Este resultado é superior ao das pré-estreias do longa original, que vendeu 170,7 mil ingressos na quarta-feira, 13 de dezembro de 2018.
Vale notar que o primeiro filme foi lançado mais cedo, o que acaba influenciando diretamente nas bilheterias. Um exemplo disso é o desempenho na quinta-feira. Em 2018, o filme levou 330,9 mil pessoas aos cinemas na quinta-feira de lançamento. Já a sequência, de acordo com dados estimados do Box Office, registrou 151,5 mil espectadores (R$ 3 milhões) ontem, dia 21 — data em que as bilheterias já começam a ser impactadas pelas preparações para as festas de fim de ano.
Apesar da diferença entre o primeiro e o segundo filme, o resultado é positivo, considerando que em 2018 se vivia um outro momento de mercado, com alta frequência nos cinemas, especialmente se tratando de adaptações de quadrinhos.
No total, Aquaman 2 já soma 333,9 mil ingressos vendidos e R$ 6,8 milhões arrecadados.
Beyoncé bate recorde de abertura de um documentário musical em 2023
Renaissance - Um filme de Beyoncé (Trafalgar) estreou ontem conquistando o maior público de abertura diária de um show/documentário musical em 2023. No total, o longa da cantora atraiu 67,3 mil espectadores para as sessões de quinta-feira, superando Taylor Swift - The Eras Tour, também da Trafalgar, que vendeu 61,7 mil ingressos na sexta-feira, 3 de novembro.
A comparação chama atenção porque o documentário de Beyoncé conta com um circuito menor: 300 cinemas e 464 salas — contra 379 cinemas e 889 salas de Taylor Swift. Além disso, The Eras Tour foi impulsionado por um feriado prolongado, diferentemente de Renaissance.
Em termos de renda, Taylor Swift segue campeã, com R$ 2,6 milhões arrecadados na sexta-feira de sua estreia, seguida por Beyoncé, que gerou R$ 2,4 milhões em bilheteria ontem. A diferença entre público e renda dos dois filmes é justificada pela exibição da The Eras Tour nas salas Imax, que praticam valores de bilhetes mais altos e aumentam também o preço médio do ingresso. Renaissance não está presente no circuito Imax brasileiro.
Vale lembrar que os shows e documentários musicais apresentam comportamento de bilheteria típico de fãs, com grande concentração de resultados nas primeiras sessões. Com isso, Renaissance pode passar por retrações significativas ao longo da semana — além de ser impactado pelas celebrações de Natal. Mas o filme conta com um forte fator a seu favor: Beyoncé chegou ao Brasil ontem, e a presença da diva pop em terras brasileiras divulgando o filme pode motivar espectadores a conferir a produção nos cinemas — principalmente considerando que a turnê retratada nas telonas não teve passagem pelo país.
Wonka apresenta ótima sustentação
Apesar das novidades, Wonka (Warner) apresentou ótima sustentação (-29%). O resultado sugere que o título familiar pode conviver com os novos blockbusters sem competição direta pela atenção do público.
O top 5 da quinta-feira conta ainda com Godzilla minus one (Sato Company) na quarta colocação, totalizando 157,5 mil espectadores, e Jogos Vorazes - A cantiga dos pássaros e das serpentes (Paris), que já acumula 2 milhões de ingressos vendidos.
Impulsionada pelos lançamentos, as bilheterias de quinta-feira cresceram mais de 100%, e podem amenizar a queda do fim de semana, que deve ser impactado negativamente pelos dias de festa.
A Filme B traz a análise completa do fim de semana de Natal no boletim da próxima terça-feira.
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