Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A cine-semana de 14 a 20 de dezembro tem chances de fechar em crescimento graças à estreia de Aquaman 2 - O reino perdido (Warner), que acontece hoje, 20. O filme ainda não teve circuito de abertura divulgado, mas se espera que o alcance seja amplo, considerando o significado da marca para o mercado brasileiro — o primeiro Aquaman estreou em mais de 700 cinemas e 1,8 mil salas, atraindo 1,6 milhão de espectadores em seu primeiro fim de semana de exibição.
A sequência também tem a seu favor a campanha de divulgação, que incluiu a presença do elenco principal e do diretor James Wan na CCXP 2023. O evento é especialmente importante para adaptações de quadrinhos, considerando que funciona como uma vitrine para um público de nicho e consumidor desse tipo de mídia.
O time que representa O reino perdido, está em turnê pelo mundo para divulgar a estreia e este é um dos motivos para especialistas de mercado apostarem em um desempenho mais expressivo internacionalmente (de US$ 75 milhões a US$ 80 milhões), se comparado às expectativas de resultados nas bilheteria dos EUA/Canadá (US$ 40 milhões). Além disso, no mercado norte-americano, Aquaman 2 encontra forte competição da própria Warner, com a segunda semana de exibição Wonka e a estreia de A cor púrpura.
De acordo com o Deadline, outro mercado com desafios para o filme é o sul-coreano, onde os títulos locais — em especial 12:12 The Day — estão em alta. Na China, onde o primeiro Aquaman teve sua segunda maior renda (US$ 291,8 milhões), a sequência está liderando as pré-vendas do período, mas, vale lembrar que títulos hollywoodianos têm encontrado dificuldade no território asiático desde o início da pandemia.
O esgotamento das adaptações de quadrinhos também pode impactar as bilheterias globais. Mas vale lembrar que, no Brasil, o gênero ainda tem um público fiel, que trouxe resultados positivos para títulos que internacionalmente não alcançaram as expectativas do mercado, como Besouro Azul (Warner), impulsionado pela presença de Bruna Marquezine, e The Flash (Warner).
Beyoncé e Os Três Mosqueteiros tomam conta de mais de 200 salas
A cine-semana que se inicia nesta quinta-feira, 21, recebe outros dois lançamentos amplos, que tomam conta de mais de 200 salas. O primeiro deles é Os Três Mosqueteiros - Milady (Paris), que tem sessões garantidas em 236 cinemas e 266 salas. Além de as sessões antecipadas do filme terem garantido uma posição no top 20 da última semana, o primeiro longa da franquia francesa vendeu mais de 100 mil ingressos no Brasil.
Abrindo a próxima cine-semana, Renaissance - Um filme de Beyoncé (Trafalgar) estreia em mais de 200 cinemas e salas pelo Brasil. O longa, que mistura documentário e show da cantora, já arrecadou US$ 38,8 milhões globais. Por aqui, a expectativa para o filme é alta entre os fãs, principalmente porque a turnê retratada nas telonas não tem previsão de passagem pelo Brasil.
Propriedade chega a 30 cinemas e salas pelo selo Sessão Vitrine, que oferece ingressos a valores mais baixos. O longa de Daniel Bandeira, acompanha o levante de trabalhadores de uma fazenda e o conflito travado entre eles e a família dona da propriedade.
Hoje, o filme brasileiro ganha exibição no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), no programa The Contenders, que reconhece produções com potencial de se tornarem atemporais.
O drama irlandês A menina silenciosa (Imovision) chega a 16 salas amanhã, com a história de uma garota que vive em um ambiente familiar disfuncional e é enviada para a casa de parentes distantes.
Minha irmã e eu ganha sessões antecipadas a partir de domingo
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