Sony compra novo filme do diretor de A queda

Sony compra novo filme do diretor de A queda

Redação
13 fev 15

Imagem destaque

13 Minutes, o novo filme do diretor alemão Oliver Hirschbiegel, famoso por A queda: As últimas horas de Hitler, foi comprado para distribuição nos Estados Unidos, Canadá e América Latina pela Sony. O anúncio foi feito no 65° Festival de Cinema de Berlim, onde o filme foi exibido ontem fora de competição, e a comercialização se dará através da marca de prestígio do estúdio, a Sony Pictures Classics, responsável por filmes recentes como Whiplash: Em busca da perfeição e Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo. No Brasil, o filme será lançado pela parceria Europa/Mares, no dia 8 de outubro.

Mais uma vez, Hirschbiegel explora a figura de Adolf Hitler e o cenário político da 2ª Guerra Mundial, com uma trama centrada em Georg Elser, o carpinteiro alemão que elaborou e tentou levar a cabo um plano de assassinar o ditador. O título do filme se refere ao fracasso da tentativa: a bomba plantada por Elser num palanque onde Hitler discursaria explodiu 13 minutos depois de ele sair do local, matando oito pessoas.

Em entrevista coletiva após a exibição em Berlim, Hirschbiegel comparou Elser a Edward Snowden, o técnico em computação que vazou informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional americana para a mídia mundial, expondo suas práticas de espionagem. "Alguém sem qualquer interesse pessoal oculto que se presta a publicar algo sabendo que aquele mesmo ato arruinará sua própria vida. Os atos de Elser devem ser vistos sob uma luz ainda mais intensa porque ele, de fato, arriscou e perdeu sua vida por causa disso", expôs o diretor.