Amazon anuncia núcleo de produção de longas

Amazon anuncia núcleo de produção de longas

Redação
19 jan 15

A Amazon Studios anunciou hoje, dia 19, que vai produzir e adquirir longas-metragens para exibir nas salas de cinema e, logo em seguida, em seu serviço de streaming Amazon Prime Instant Video. A nova empreitada começa ainda este ano. O gigante de vendas online foi destaque na última premiação do Globo de Ouro, onde conquistou duas estatuetas para a série Transparent, sua segunda produção original para a TV. Com esse pacote destinado ao mercado theatrical, abre mais uma frente de concorrência com a Netflix, que já produz ficção para a televisão e também tem projetos de produções para o cinema.

A proposta do novo núcleo, que vai se chamar Amazon Original Movies e será comandado pelo produtor Ted Hope, é de produzir 12 filmes por ano, com orçamentos entre US$ 5 milhões e US$ 25 milhões. Os filmes estreariam nas salas de exibição e chegariam ao video on demand  em um período de quatro a oito semanas, intervalo bem mais breve que os 90 dias sugeridos pela associação dos proprietários de cinema americana.

Com esse modelo, a empresa reacende a sempre polêmica questão da redução das janelas de exibição, que agora põe em lados opostos exibidores e serviços de streaming. No ano passado, o Netflix divulgou que faria uma sequência de O tigre e o dragão, em parceria com a Weinstein, para ser exibida simultaneamente nos cinemas e pela internet. A notícia foi mal recebida no setor da exibição, provocando uma onda de boicotes de cadeias americanas.

Lançado em 2010, o Amazon Studios já tinha uma série de produções cinematográficas em desenvolvimento como parte de um programa especial para seleção de roteiros, aberto para qualquer interessado (ver lista aqui). A empresa afirmou, no entanto, que seu novo pacote de filmes será um projeto à parte. "Ainda temos uma porta aberta para receber roteiros dessa forma. Mas, assim como na TV, não imaginamos que a maior parte dos filmes do Amazon Original Movies venham dessa fonte", disse Roy Price, vice-presidente do estúdio.