Universal apresenta A família Addams

Universal apresenta A família Addams

Joyce Pais, de São Paulo
24 out 19

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A Universal não escondeu sua empolgação com o lançamento de A Família Addams no roadshow que aconteceu nesta quarta-feira, 23, no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Patricia Kamitsuji, que assumiu a direção geral da distribuidora recentemente, voltou a falar que todos os esforços serão feitos para que a Universal esteja “no topo em 2020” e convidou os exibidores para reuniões e eventos exclusivos mensais que serão anunciados ainda este ano. 

Na esteira do sucesso de Abominável, que esta semana deve bater 1 milhão de espectadores, Caio Meira, diretor de vendas, apontou o título como “um excelente exemplo do que deve e não deve ser feito”. O comentário está relacionado à escolha de data para o lançamento, “longe da concorrência” e em momento estratégico, como foi o caso de Abominável com as férias e agora, A Família Addams, com o Halloween, evento cada vez mais popular no Brasil.

Com elogios aos “produtos de altíssima qualidade da Dreamworks”, Meira destacou a abertura bem-sucedida do filme nos Estados Unidos, onde acumulou 30 milhões de dólares, superando  Projeto Gemini na estreia e enfrentando Malévola - Dona do mal na segunda semana em cartaz. Apoiando-se, além dos números, também nas pesquisas de lembrança, que evidenciaram um apelo muito forte da marca, equiparando-se ao Exterminador, a expectativa é de alcançar a meta de 2 milhões de espectadores.

Nostalgia e música icônica norteiam ações de marketing

“Conhecida e amada entre os brasileiros”, a excêntrica família é o “um dos maiores awareness do mundo no Brasil”, segundo a diretora de marketing, Juliana Ribas. Assim, muitas das ações giram em torno do resgate dessa nostalgia, que atinge diferentes gerações, seja pelos desenhos ou pelos filmes de live-action, lançado a partir do começo da década de noventa. 

Além dos tradicionais cartazes com personagens e frases de efeito, as ações contaram com a equipe do Cinemark usando a camiseta do filme em todos os dias do Rock in Rio, brindes exclusivos do UCI Unique e Cinépolis e uma praça tematizada, que estará montada por trinta dias, no Cinemark do Shopping Santa Cruz. Na mídia Out of Home, não só ônibus foram envelopados, mas também o VLT, na cidade do Rio de Janeiro. A campanha começou com um considerável tempo de antecedência — mais do que o de costume.

Apoiando-se no protagonismo de Wandinha no filme, a Sephora fará um tutorial inspirado no look da personagem, ensinando também como fazer seu cabelo em formato de forca. O Tastemade criará receitas temáticas de Halloween, com os apresentadores caracterizados de Wandinha e Feioso, o canal Omelete produzirá um especial chamado “A história dos Addams” e o Buzzfeed, com alto poder de compartilhamento, terá um quizz “Quem é você na Família Addams? ”. 

Com anúncios no formato non-skippable nas plataformas de games, Gameloft e NZN, e nos Apps do Cartoon e Nickelodeon, e o patrocínio de uma categoria no Meus Prêmios Nick, que foi ao ar em 16 de outubro, a ação ainda contou com os apresentadores Christian Figueiredo e sua esposa Zoo vestidos de Gomez e Mortícia. 

Na TV aberta, o SBT, que possui um diálogo mais próximo com o público infantil e a Globo, com adolescentes e pais, integrarão a campanha, que prevê 51 milhões de impactos nestes espaços. Ainda, a ação contará com merchan no Programa da Maísa, que vai ao ar sábado, 26, e no Casos de Família, no dia do lançamento, e que analisará casos de “famílias estranhas”. 

O destaque fica por conta de uma pegadinha, no estilo “câmera escondida”, do Programa Silvio Santos, com audiência de 4 milhões de espectadores, que pela primeira vez será produzida com um elenco formado por atores e de ações no rádio, que a Universal não fazia há muito tempo, mas que contará com 130 inserções no RJ e SP, aproveitando a familiaridade do público com a música-tema do filme.