Tour de Homem-Aranha começa pelo Brasil

Tour de Homem-Aranha começa pelo Brasil

Thayz Guimarães, de São Paulo*
03 mai 17

Imagem destaque

Divulgação

Tom Holland e Laura Harrier recebem bandeira do Brasil

Ainda faltam dois meses para o lançamento de uma das estreias mais aguardadas do ano, Homem-Aranha – De volta ao lar, mas a turnê de promoção do filme já deu seu primeiro passo e foi em solo brasileiro. Ontem, a convite da Sony, Tom Holland e Laura Harrier, protagonistas dessa nova fase da franquia, encontraram a imprensa nacional em São Paulo, num evento para 200 convidados, gravaram uma série de entrevistas e ainda tiveram pique para conversar com os fãs durante o bate-papo comandado pela equipe do Grupo Omelete.

Sempre simpático e extrovertido, Tom Holland foi o centro das atenções durante todo o dia. Não era para menos. Com apenas 20 anos de idade, ele é o ator mais jovem a dar vida a Peter Parker, um jovem nerd que combate o crime em Nova York quando não está no colégio. Antes dele, o papel de Homem-Aranha foi imortalizado nas telas de cinema por Tobey Maguire e Andrew Garfield, que, ao todo, estrelaram cinco produções da franquia bilionária.

A diferença de idade, segundo Holland, será um fator importante para a história, que deve seguir um tom mais inocente e juvenil que os anteriores. “Em geral, nos filmes de super-herói, os super-poderes são como fardos, mas nesse novo filme, o que vocês vão ver é um garoto curtindo sua vida como Homem-Aranha, um garoto que ainda não percebeu a sua responsabilidade”, explicou. Laura Harrier interpreta sua primeira paixão do colégio.

Vídeos e piruetas

Até então desconhecido do grande público, o novo astro da franquia teve que rebolar bastante para conseguir o papel - ou melhor, teve que dar muitas piruetas. “Eu queria que os caras da Marvel soubessem quem eu era, então gravei cinco vídeos caseiros em que eu, basicamente, dizia ‘Oi, eu sou o Tom Holland, sou de Londres’ e aí virava um mortal para trás”, contou. Depois vieram os testes de cena com Robert Downey Jr. e Chris Evans, dois momentos inesquecíveis, segundo o ator.

Foram meses de espera depois disso, mas o processo de construção do personagem realmente tomou conta de sua vida e ele passou a pesquisar na internet tudo o que podia sobre o Homem-Aranha, nos mínimos detalhes. Foi assim que Holland descobriu, por acaso, que havia sido escolhido para o papel. “Abri o Instagram da Marvel e lá estava uma foto minha, com uma legenda que dizia ‘Gostaríamos de apresentar a vocês o novo Homem-Aranha’. Eu fiquei maluco!”. Mais tarde, naquele mesmo dia, um executivo da Sony ligaria para lhe dar a boa notícia, mas tudo o que Tom pode responder, daquele jeito jocoso com que conversa com todos, foi “Desculpa, cara, você está atrasado”.

A nada mole vida de um herói

Como vida de super-herói não é nenhuma moleza, Holland, que é dançarino por formação, teve alguns desafios a vencer. O primeiro deles foi disfarçar o sotaque britânico, já que o Homem-Aranha é o mais nova-iorquino de todos os heróis da Marvel. Pra isso, ele frequentou algumas aulas em um colégio público do Bronx disfarçado e com outro nome.

Mas, segundo o próprio ator, nada se compara às dificuldades impostas pelo traje: durante as filmagens, a tarefa mais difícil de ser executada sempre era ir ao banheiro com seu uniforme de Homem-Aranha. Numa das vezes, ele chegou a ficar 11 horas seguidas sem poder urinar.

Por outro lado, o cargo também tem suas vantagens, como estar ao lado de astros como Robert Downey Jr., Chris Evans e Scarlett Johansson, com quem contracenou em Capitão América – Guerra Civil (2016). “No começou foi um pouco intimidador, claro, porque eu sou só um garoto e eles são grandes estrelas, mas eles me acolheram tão bem que logo me senti parte do grupo”, comentou.

Clima de comic-con

De noite, o público lotou o Auditório Ibirapuera e o que se viu foi uma produção digna de blockbuster: já de longe era possível ver os canhões de luz que guiavam o caminho até a entrada do prédio, todo decorado em tons de vermelho e azul (as cores do Homem-Aranha); no foyer, uma mini-loja vendia artigos do super-herói da Marvel enquanto os fãs se deslumbravam com os displays do filme entre uma selfie e outra. O clima era de comic-con.

Conseguir uma vaga no evento é que foi o problema: os 600 lugares disponíveis para os fãs se esgotaram em apenas dois minutos após o Grupo Omelete, anfitrião da noite, abrir a chamada online dias atrás. E quem quis garantir seu lugar nas primeiras fileiras para ver Tom Holland e Laura Harrier precisou se esforçar ainda mais, já que a fila começou a se formar antes mesmo da 1h da tarde.

Dobradinha de sucesso

De volta ao lar é o primeiro filme solo do Aranha produzido pela Sony em parceria com os estúdios Marvel, que hoje pertencem à Disney, o que tem gerado altas expectativas, principalmente após a participação (bem-sucedida) do aracnídeo em Capitão América – Guerra Civil (2016), longa que faturou mais de US$ 1,1 bilhão no mundo todo. A recepção até o momento tem sido a melhor possível: só no canal oficial da Sony Pictures Brasil no YouTube, o trailer do novo Homem-Aranha já foi visto mais de 1,5 milhão de vezes.

Ainda em pós-produção, o longa estreia em 6 de julho em todo o território nacional.

* A repórter viajou a convite da Sony

Divulgação
Laura Harrier e Tom Holland se divertem com fã no palco