Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A RioFilme anunciou, no dia 26 de julho, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Programa Pró-Carioca de apoio à indústria audiovisual. Com um total de R$ 64 milhões, dos quais R$ 30 milhões de recursos próprios, o programa apoiará as áreas de produção, abrangendo longa-metragem, séries e curta-metragem; de comercialização; de exibição; de apoio a mostras; de capacitação profissional; de jogos eletrônicos; e a film commisson, com destaque para a linha de reembolso de taxas pagas ao município, conhecida como cash rebate. No programa estão incluídas as verbas da Lei Paulo Gustavo destinadas ao município, parte delas alocadas na ação Viva o Cinema de Rua, para reforma, reabertura, manutenção e funcionamento dos cinemas de rua. Aqui, a sugestão do MinC de não priorizar as pequenas e médias empresas de exibição não foi acatada.
O presidente da empresa, Eduardo Figueira, foi o primeiro a se pronunciar. Resumiu a atuação da empresa nos seus primeiros dois anos de mandato, a partir de 2021, quando assumiu ainda sob os efeitos da pandemia, depois de uma gestão, na nossa opinião, em 2020, inoperante e destrutiva, inserida em um governo municipal que desassistiu a cultura em geral e o audiovisual em particular. Figueira destacou a importância de retomar as operações da organização em 2021, ampliar seu alcance, através de editais, em 2022, para, então, atingir o objetivo de consolidar a política municipal audiovisual a partir do segundo semestre deste ano.
A seguir, o secretário de cultura Marcelo Calero afirmou sua confiança na política municipal de cultura, destacou a amplitude do Pró-Carioca e explicou a necessidade de respeitar os processos de gestão para atender aos princípios da moderna administração pública. Reforçou seu apoio ao projeto de lei, de sua autoria, que restaura a cota de tela cinematográfica, hoje aguardando para ser apreciado na Câmara dos Deputados.
O prefeito Eduardo Paes encerrou a cerimônia com um pronunciamento que expressou a sua alegria pelas ações atuais e futuras desenvolvidas pela Riofilme em apoio à indústria audiovisual, de fundamental importância para o Rio de Janeiro. Lançou o desafio de superar as metas de atrair filmagens para a cidade, com o objetivo de possibilitar ao executivo municipal aumentar o limite previsto para o cash rebate.
Entre os e as cineastas presentes era nítido o clima de satisfação. O município do Rio de Janeiro retoma o seu papel histórico de fomentador do setor audiovisual, atitude que aumentou a confiança de todos os que participam dessa indústria.
As inscrições para os projetos estão abertas desde às 6h do dia 27 de julho. Maiores informações podem ser obtidas no site da Riofilme.
© Filme B - Direitos reservados