Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Realizado há sete anos e considerado um dos maiores eventos de audiovisual da América Latina, o RioContentMarket deste ano, que caminha para sua oitava edição, integrará o Rio2C. Na segunda-feira, dia 5 de março, com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, foi revelada a programação completa do evento, que terá na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, sua sede.
O Rio2C terá rodadas de negócios (mais de 300 players estão confirmados), keynotes com produtores musicais, de cinema e TV, encontros de coprodução com diversos países (Coréia do Sul, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, entre outros), além de masterclasses de pitching (inclusive com aprofundamento em gêneros específicos), palestras sobre direitos autorais, a expansão da Netflix pelo mundo, streaming em geral e as possibilidades da Realidade Virtual.
Novidades da Ancine em destaque
Dentre as presenças confirmadas no RioContentMarket, a seção do evento dedicada ao mercado audiovisual, destacam-se os diretores Laís Bodanzky, Andrucha Waddington, a produtora uruguaia Mariela Besuievsky (O segredo dos seus olhos) e Bruce Miller, produtor de The handmaid's tale, série vencedora do Emmy.
Durante o evento também acontecerá o encontro "Audiovisual Gera Futuro", em que o presidente da Ancine, Christian de Castro, apresentará aos profissionais da indústria as principais novidades e diretrizes da agência. Na ocasião estarão presentes João Daniel Tikhomiroff, presidente da SIAESP; Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI; Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO, Leonardo Edde, vice-presidente do SICAV, e Clélia Bessa, conselheira federal da BRAVI.
A palestra está marcada para a quarta-feira, 4 de abril, às 11h. Em seguida, às 12h, Clélia Bessa apresentará a palestra "Distribuição - Estratégias de lançamento e longevidade das janelas", na mesma Sala 2 do Teatro de Câmara da Cidade das Artes.
Programação aberta ao público
Neste ano, o Rio2C, que conta também com atrações dedicadas aos mercados de música e inovação, terá ainda programação aberta ao público, com shows, exibição de séries e filmes, meet and greets e a XR Arcade, que, segundo a organização do evento, será a maior instalação de realidade virtual do país, com palcos em formato de redoma espalhados pela Cidade das Artes. A ideia é fazer com que o público vá se familiarizando com a tecnologia. A programação aberta ao público ocorre no fim de semana, de 7 a 8 de abril, também na Cidade das Artes.
As inscrições dos participantes, profissionais e público, podem ser realizadas no site do evento.
© Filme B - Direitos reservados