Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Quatro vidas de um cachorro (Universal) e Resident evil 6 – O capítulo final (Sony/Screen Gems) disputam as bilheterias americanas em pé de igualdade a partir desta sexta-feira, dia 27. O drama animal e o último filme da franquia de ação/terror são os maiores lançamentos da semana nos EUA, com 3 mil cinemas cada.
O filme da Universal manteve sua data mesmo depois de uma polêmica explodir às vésperas da estreia. Tudo começou quanto o site TMZ publicou um vídeo de bastidores que mostra o pastor-alemão protagonista sendo forçado a entrar na água para uma cena. A repercusão tomou as redes sociais e fez com que a ONG PETA pedisse boicote ao filme.
Mesmo com toda a controvérsia, Quatro vidas de um cachorro tem chances reais de ocupar uma das três primeiras posições do ranking do fim de semana. A expectativa de US$ 18 milhões a US$ 22 milhões na abertura – pouco abaixo das projeções pré-controvérsia. Dirigido por Lasse Hallmström (Regras da vida), o filme conta a história de um cãozinho em busca do significado de sua existência através do tempo, outras vidas e muitos donos.
A dog’s purpose (no original) custou US$ 22 milhões e é baseado no romance de mesmo nome publicado por W. Bruce Cameron em 2010. Além dos EUA, o drama será lançado em mais sete mercados esta semana, incluindo o Brasil, onde abre na quinta, 26.
O fim de uma era
Com lançamento no mesmo patamar, o novo Resident Evil marca a despedida de uma das franquias de ação pós-apocalíptica de maior sucesso da história do cinema – mais de US$ 1 bilhão no mundo todo – e também da emblemática personagem Alice, interpretada por Milla Jovovich nos últimos 15 anos.
De acordo com a revista Variety, o filme, que tem orçamento de US$ 40 milhões, deve abrir com apenas US$ 14 milhões no mercado local, mas já vem mostrando bom resultado no Japão, com mais de US$ 35 milhões nas bilheterias. Esta semana, fará sua estreia em territórios da América Latina, incluindo o Brasil, e da Ásia, onde os filmes da franquia costumam ir melhor. O capítulo 4, de 2004, o maior da franquia até agora, vendeu US$ 60 milhões nos EUA e US$ 236 milhões no mercado internacional.
Também chega ao circuito amplo (2,2 mil cinemas) a aventura Ouro (Weinstein Company), com Matthew McConaughey. No filme, ele é um americano que sonha em mudar de vida e por isso embarca em uma louca viagem para a Indonésia em busca do valioso metal. Segundo a Variety, a previsão é de US$ 3 milhões na abertura. Por aqui, a estreia acontece em 18 de maio, com distribuição da Diamond.
Temporada do Oscar
O thriller iraniano O apartamento (Cohen Media Group), indicado ao Oscar de filme estrangeiro, desembarca nos EUA nesta sexta, mas sem circuito divulgado. A estreia no Brasil foi no dia 5 de janeiro, via Pandora.
© Filme B - Direitos reservados