RioContentMarket celebra presença negra

RioContentMarket celebra presença negra

Redação
08 mar 17

Imagem destaque

Divulgação

Camila e Lázaro: apresentadores da abertura

O RioContentMarket abriu ontem, dia 7, sua edição 2017 com uma cerimônia para imprensa e convidados no Hotel Windsor da Barra da Tijuca. Apresentada pelos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga, a abertura ressaltou um dos principais temas do encontro de negócios do audiovisual, a representatividade negra no setor. A festa terminou com a pré-estreia da série Rebel, do diretor americano John Singleton (Os donos da rua).

“Não nos referimos apenas àqueles que estão na frente das câmeras, mas também aos que estão por trás delas, escrevendo, produzindo e dirigindo”, destacou a atriz. Em seu discurso de introdução, o presidente da BRAVI, realizadora do evento, Mauro Garcia, também chamou atenção para a importância da diversidade: “Aqui somos plurais. De todas as cores ideológicas, de todas as bandeiras, de todos os elos que formam a cadeia produtiva do audiovisual”.

A secretária municipal de Cultura do Rio, Nilcemar Nogueira, destacou a importância do encontro em um cenário de oportunidades crescentes para o audiovisual. “O evento é de relevância extrema. É a demonstração da força da cidade do Rio como pólo agregador de um segmento que vem crescendo nas últimas décadas”, defendeu.

Equipe de Rebel entre os convidados

Passaram pelo tapete vermelho nomes como Ruth de Souza, Antonio Pitanga, Maria Ceiça e Luís Miranda. Também participou a equipe de Rebel: além do diretor, Zola Masheriki, executiva do canal BET – Black Entertainment Television, e Daniell Moné Truitt, protagonista da produção. A série conta a história de uma ex-policial que enfrenta a violência conta a população negra na cidade de Oakland.

Este ano, sete projetos de realizadores negros foram escolhidos para o warm up do RioContentMarket. Eles receberam consultorias com distribuidores e produtores no dia da abertura. Também foi realizado ontem o painel “Afrobrasilidade”, com representantes das empresas Aranha Films, Portátil, Oxalá Produções, Dédalo, Arpoador Comunica e Cavalo Marinho.