Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Batman (Warner) só estreia oficialmente hoje, mas já levou cerca de 667 mil pessoas aos cinemas para as sessões de pré-estreia na terça e na quarta. Os dados são do Filme B Box Office Brasil, que apresenta hoje o número de salas e sessões dos principais complexos em que o filme é exibido.
O desempenho das pré-estreias já é o suficiente para colocar Batman em sexto lugar no ranking dos mais vistos em 2022.
Na terça, foram 388,8 mil ingressos vendidos. Na quarta, 279 mil. A diferença provavelmente tem a ver com o feriado do carnaval, quando muitas pessoas aproveitaram para ir aos cinemas. Um indicativo disso é que, na segunda-feira, as bilheterias foram atipicamente altas: o vice-líder Uncharted (Sony), por exemplo, vendeu 103,4 mil ingressos, mais do que qualquer outro dia do fim de semana.
Até o momento, Batman é exibido em 2,4 mil salas e quase 700 cinemas — o maior circuito de lançamento do ano. A média de público por sessão também foi alta: 76 pessoas em cada uma das 8,8 mil exibições espalhadas pelo país.
O domínio é tão grande que, em alguns complexos, o filme, que tem três horas de duração, conta com sessões em todas as salas — caso do Cinépolis Boulevard Belém, que tem sete telas e que vendeu mais de 4,4 mil ingressos para o blockbuster nos últimos dois dias. Foi o terceiro cinema com mais público para Batman, conforme mostra a tabela abaixo.
Neste quesito, o UCI New York, no Rio de Janeiro, foi quem atraiu mais fãs do super-herói: cerca de cinco mil espectadores em oito de suas 18 salas, sendo que a média foi de 127 pessoas por sessão. Logo atrás vem o UCI Kinoplex Shopping Iguatemi, em Fortaleza, com 4,6 mil ingressos vendidos para o filme, em cartaz em nove das 12 salas do complexo. Ao todo, 187 espectadores estiveram presentes em cada exibição do cinema — a maior média de todos do ranking. Ou seja, mesmo vendendo menos bilhetes, o UCI Kinoplex Shopping Iguatemi teve um melhor aproveitamento.
Vale lembrar que o domínio de um único filme nos cinemas é considerado um problema para o setor de distribuição em qualquer lugar do mundo, uma vez que dificulta a diversidade de títulos em cartaz. Mas, no contexto da pandemia, em muitos casos tornou-se uma necessidade para a sobrevivência da área de exibição.
As pré-estreias ajudaram as bilheterias totais a atingirem 1,6 milhão na cine-semana que acaba de terminar — um aumento de 45,4% em relação à semana anterior. E, falando em fechamento da semana, duas marcas merecem ser destacadas: Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony) acaba de ultrapassar 17,3 milhões de público. E a animação Coração de fogo (Paris), principal novidade no circuito, disparou na venda de ingressos ao longo dos dias úteis, chegando a um acumulado de 108,1 mil.
© Filme B - Direitos reservados