Pathé entra na era dos blockbusters na França

Pathé entra na era dos blockbusters na França

Redação
26 jan 23

A Pathé, uma das principais produtoras e redes de exibição da França, fechou um acordo que pode dar um novo e importante rumo ao setor do país.

A empresa assinou um contrato de coprodução e cofinanciamento com a Logical Pictures para atrair investidores privados. A parceria pretende dar continuidade ao momento de prestígio que a Pathé atravessa atualmente, com o lançamento previsto, para este ano, de dois blockbusters: Asterix & Obelix - The Middle Kingdom e Os Três Mosqueteiros — este último dividido em duas partes, D'Artagnan e Milady.

Divulgação
'Os Três Mosqueteiros'

Estes filmes têm um orçamento de US$ 70 milhões, cerca de sete vezes mais que uma produção média francesa. Os Três Mosqueteiros, inclusive, é uma das grandes apostas da Paris no Brasil em 2023.

Com o acordo, a Logical Content vai ajudar a financiar os longas produzidos ou adquiridos pela Pathé por pelo menos três anos.

O presidente da Pathé, Ardavan Safaee, disse à Variety ter a intenção de lançar dois ou três blockbusters por ano, além de títulos para festivais internacionais. O executivo quer implantar um novo modelo de negócios na era pós-pandêmica, em que os cinemas franceses estão ocupados, majoritariamente, por produções hollywoodianas.

"A Pathé está em uma posição única porque tem a possibilidade de produzir blockbusters com capacidade de entrar na cultura pop e também distribuí-los em larga escala", disse Frédéric Fiore, presidente da Logical Pictures, acrescentando que o acordo é semelhante a outros já praticados nos EUA, como a parceria entre Warner e Village Roadshow, que, juntas, produziram o sucesso Coringa.