Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Nesta quinta-feira, dia 17, o Instituto Moreira Salles (IMS) promove um debate sobre o documentário Orestes com Rodrigo Siqueira, diretor do longa, e o antropólogo Luiz Eduardo Soares. A exibição do filme será seguida de debate, que terá mediação do jornalista e crítico de cinema José Carlos Avellar.
O filme, que esteve na programação do festival É Tudo Verdade 2015, é inspirado na tragédia de Ésquilo, em que o personagem Orestes mata a própria mãe para vingar a morte do pai. No documentário de Rodrigo Siqueira, adaptado à realidade brasileira, Orestes é um réu hipotético, filho de uma militante política e de um agente da ditadura militar infiltrado, que quando criança viu sua mãe ser torturada e morta pelo pai. Trinta e sete anos depois, ele decide matar o pai, um torturador anistiado em 1979, durante o processo de redemocratização.
Orestes simula um júri onde o coro é composto por vítimas da violência policial, da ditadura e da sociedade civil. A obra busca investigar, através de um arranjo entre documentário e ficção, como a ditadura militar afetou a subjetividade dos brasileiros. Siqueira dirigiu anteriormente Terra deu, terra come (2010), vencedor do prêmio de melhor filme no É Tudo Verdade.
O debate acontece às 19h na sala IMS, localizada na rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea. O filme estreia no dia 24 de setembro em oito capitais.
© Filme B - Direitos reservados