Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Ancine publicou na última terça duas portarias no Diário Oficial da União que atestam a renovação de seus dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. Com isso, ficam mantidos em 2016 o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops; e o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, que concede auxílio financeiro para viabilizar a presença de representantes de produtoras independentes em eventos de mercado e encontros de negócios.
Para este ano, o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros ainda ampliou o seu escopo para 95 festivais internacionais e 35 laboratórios ou workshops. Da mesma forma como acontecia em 2015, cada filme inscrito poderá receber até cinco apoios do programa durante toda a sua trajetória internacional, independente do ano. As categorias de auxílio são três, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A (confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro); B (envio de cópia e apoio financeiro); e C (envio de cópia).
Já no Programa de Apoio à Participação de Produtores, cada empresa poderá ser contemplada com no máximo três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.
As solicitações de apoio para ambos os programas devem ser efetivadas por meio do Sistema de Apoio Internacional no Portal ANCINE.
Para mais informações acesse o site da Agência Nacional do Cinema.
© Filme B - Direitos reservados