Panorâmica aposta nos filmes infanto-juvenis

Panorâmica aposta nos filmes infanto-juvenis

Thayz Guimarães
16 jun 16

Imagem destaque

Divulgação

Série Gaby Estrella: 5 milhões de espectadores por temporada

Se depender da Panorâmica, não faltarão filmes infanto-juvenis no mercado de cinema brasileiro nos próximos anos.  Pegando carona no sucesso de Carrossel, o filme, a produtora, que há 13 anos produz conteúdo para TV, agora marca sua entrada nos cinemas com o longa Gaby Estrellaspin-off da série do canal Gloob que será lançado em 2017, com distribuição da Downtown/Paris. Este é apenas o projeto inaugural de uma cartela que ainda conta com Tudo por um popstar, baseado no livro de Thalita Rebouças, e os direitos de outros 20 títulos da obra da escritora Paula Pimenta.

A empreitada começou no início de 2016, quando a produtora tomou um empréstimo de R$ 2,5 milhões com o BNDES/Procult para investir em quatro pilares principais, incluindo a criação de um núcleo de cinema para o desenvolvimento de longas-metragens. Segundo Rodrigo Guimarães, diretor de novos negócios da Panorâmica, a escolha de Gaby Estrella como o primeiro projeto para cinema era natural após o lançamento de 126 episódios da série, que teve uma média de 5 milhões de espectadores impactados por temporada, segundo o Ibope, e uma indicação ao prestigiado Emmy Kids Awards, em 2014.

O filme, assim como a série, conta a história de uma menina que tem seu mundo virado de cabeça para baixo ao se mudar para a fazenda do avô no interior. O diretor, Claudio Boeckel, será o mesmo da série, em sua estreia em longas. Para o roteiro, além de Carina Schulze, o longa conta com o reforço de Paulo Cursino, conhecido por seus trabalhos em Até que a sorte nos separe 1 e 2 e De pernas pro ar.

Retomada infanto-juvenil

A produção de Gaby Estrella foi beneficiada pelo sucesso do longa Carrossel - O filme, adaptado da novela do SBT, que fez 2,5 milhões de espectadores em 2014. A captação para o novo filme começou duas semanas depois do lançamento da Paris Produções nos cinemas. “Isso facilitou muito pra gente, porque o mercado tinha parado de explorar o nicho infanto-juvenil, antes dominado pela Xuxa e os Trapalhões”, diz Rodrigo.

O longa é uma coprodução com a americana Chatrone e deverá ser filmado a partir de julho deste ano, com orçamento de R$ 5,4 milhões, dos quais R$ 4,9 milhões já foram captados, via Funcine e FSA (Fundo Setorial do Audiovisual).  A produtora ainda não arrisca uma projeção de tamanho de lançamento, mas aposta num sucesso semelhante ao de Carrossel.

Thalita Rebouças e Paula Pimenta

line-up da produtora para cinema também já tem garantidos, pelo menos, outros três títulos. Tudo por um popstar, baseado no livro de Thalita Rebouças, está em fase de captação e será rodado no final do ano, com foco em um público adolescente mais velho que o de Gaby Estrella. A direção é de Claudio Boeckel e a distribuição, da Downtown.

A Panorâmica também fechou acordo com a autora Paula Pimenta, que cedeu o direito de adaptação de 20 obras para TV e cinema. Entre elas, Cinderela pop star e Princesa adormecida serão distribuídas pela Vitrine Filmes, com previsão de lançamento para o 1° semestre de 2017.

Concorrência saudável

A Panorâmica não é a única produtora que tem se lançado no nicho infanto-juvenil. Responsável pelo sucesso Carrossel, a Paris Produções investe na sequência Carrossel 2 – O sumiço de Maria Joaquina, que será lançado em 14 de julho em cerca de mil salas – 400 a mais que o longa original. Nos próximo ano, a Paris ainda irá produzir e lançar o infantil Detetives do prédio azul, também baseado em série do Gloob; o juvenil Meus 15 anos, com Larissa Manoela, a Maria Joaquina de Carrossel; e ainda Um filme de internet (título provisório), voltado para os jovens fãs de alguns dos youtubers mais famosos do Brasil.