Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Estão abertas até 5 de outubro as inscrições para as cinco oficinas que serão oferecidas na 2ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 7 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro e em Niterói. As inscrições, assim como as oficinas, são gratuitas e já estão disponíveis no site do evento. No total, serão oferecidas cem vagas para a programação que ocorrerá na sede do Arquivo Nacional.
Os interessados podem concorrer a apenas uma vaga na modalidade escolhida, sem opção de troca após o encerramento da inscrição. Caso ocorra de o número de inscritos ultrapassar o total de vagas, a coordenação das oficinas fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. A programação visa agregar na capacitação e formação para profissionais do setor.
Tendo início no dia 7 novembro com “O som no cinema” e “Noções básicas de conservação de documentos fotográficos”, as oficinas focam na preservação do audiovisual. Nos dias 9 e 10 é a vez de “Noções básicas de conservação de películas cinematográficas”; e marcando o último dia do ciclo de oficinas, o dia 11 traz “Noções básicas de conservação e processamento de documentos sonoros” e “Tratamento arquivístico de acervos audiovisuais”, todas comandadas por profissionais de renome no setor, como o engenheiro eletrônico e técnico de som do CTAv/MinC, Edwaldo Mayrinck, o arquivista Thiago Vieira e a conservadora Isaura Lázaro.
© Filme B - Direitos reservados