Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O regresso, do mexicano Alejandro Iñárritu, liderou as indicações ao Oscar, anunciadas nesta quinta pela Academia de Hollywood. O filme teve 12 indicações, incluindo melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia e montagem. O filme foi o grande vencedor do Globo de Ouro no último domingo.
Mad Max: Estrada da fúria, de George Miller, conseguiu dez indicações, mais concentradas nas categorias técnicas, com melhor filme, diretor, montagem, fotografia e figurino, entre outros.
Oito longas disputam a estatueta principal, de melhor filme do ano: O regresso, Mad Max – Estrada da fúria, A grande aposta, Spotlight – Segredos revelados, Perdido em Marte, O quarto de Jack, Brooklyn e Ponte dos espiões.
Entre os estúdios, o líder de indicações foi a Fox, produtor de O regresso e Perdido em Marte, com 26; seguida da Disney, com 14, e da Warner, com 11. Campeã de bilheteria em 2015, a Universal teve quatro indicações.
O drama Carol, que era tido como um dos favoritos, não entrou nas indicações a melhor filme, mas em outras categorias, como melhor atriz (Cate Blanchett) e atriz coadjuvante (Rooney Mara).
A animação brasileira O menino e o mundo, de Alê Abreu, conseguiu uma das disputadas cinco indicações à estatueta. Ele vai concorrer com Divertida mente, Shaun: O carneiro, Anomalisa e As memórias de Marnie.
Confira a lista completa de indicações no site do Oscar.
A cerimônia acontece no próximo dia 28 de fevereiro e, no Brasil, será transmitida pelo canal TNT.
© Filme B - Direitos reservados