Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Semana dos Realizadores divulgou a programação completa de sua sétima edição, que acontece entre os dias 19 e 25 de novembro no Rio de Janeiro. O festival é voltado para obras do cinema contemporâneo, priorizando linguagens e temáticas inovadoras. Nesta edição, além da mostra competitiva, haverá mostras internacionais, sessões especiais de filmes e videoinstalações.
Entre as novidades do festival, está a seção Semana Convida, que vai apresentar mostras exibidas em outros festivais, como o Berlinale Forum 2015, que traz uma seleção de oito títulos exibidos no Festival de Berlim. A retrospectiva do ano é dedicada ao cineasta francês Sylvain George, com longas que tratam de temas como a imigração de refugiados para a Europa.
Entre os longas inéditos, estão Seca, de Maria Augusta Ramos, e o projeto Tela Brilhadora, com os novos longas de Julio Bressane, Bruno Safadi, Rodrigo Lima e Moa Batsow. A mostra Realizações do Rio tem produções de cineastas cariocas ou residentes da cidade e uma exposição no Espaço Cultural Olho da Rua, em Botafogo, que receberá quatro videoinstalações – duas exibidas em Berlim: Viventes, de Frederico Benevides, e Je proclame la destruction, de Arthur Tuoto.
A noite de abertura terá o curta Quintal, de André Novais Oliveira - que retrata o dia de um casal de idosos da periferia - e o longa experimental Mais do que eu possa me reconhecer, de Allan Ribeiro, vencedor da última Mostra de Tiradentes. A Semana acontecerá no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo e a programação completa está disponível no site do evento.
© Filme B - Direitos reservados