Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Depois de passar por outras capitais do país, a 10ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. A mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT; enfrentamento da homofobia e direitos da população negra, entre outros.
O festival acontece de 15 a 20 de dezembro na Caixa Cultural, sempre de terça a domingo. A mostra tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e todas as sessões são gratuitas.
O documentário Betinho, a esperança equilibrista, de Victor Lopes, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza (1935-1997), abre a programação, precedido pelo curta Abraço de maré, de Victor Ciriaco.
Fazem parte da programação 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. A mostra Homenagem exibirá filmes premiados nas nove edições anteriores. A Mostra Temática terá como foco criança e adolescente, e a mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011, no Brasil, França, Estados Unidos e Cingapura, selecionados por meio de chamada pública.
Debates
No dia 18, sexta-feira, às 17h, após a exibição do filme Silêncio das inocentes, será realizado um debate sobre direito das mulheres, com especialistas no tema. No dia 20, domingo, às 17h, após o filme Quando a Casa é Rua, o debate será sobre a situação e os direitos da população de rua.
Além das exibições na Caixa Cultural, será realizada uma sessão especial na Biblioteca Parque de Manguinhos, no dia 16, quarta-feira, às 16h, depois dos filmes Abraço de maré e Betinho, a esperança equilibrista.
Confira a programação completa no site da Caixa Cultural.
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
15 a 20 de dezembro (terça a domingo)
Entrada franca
Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Av. Almirante Barroso, 25, Centro (metrô: Estação Carioca)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 10h às 20h
© Filme B - Direitos reservados