Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Donos de um cinema realista, humanista e preocupado com questões sociais, os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne vão ganhar uma retrospectiva completa no Centro Cultural Banco do Brasil. Com 22 filmes, Cinema humanista – Irmãos Dardenne acontece nas unidades de Brasília (de 10 a 29 de fevereiro), Rio e São Paulo (de 17 de fevereiro a 7 de março).
Os irmãos Dardenne ficaram conhecidos no mundo todo em 1999, quando seu drama Rosetta surpreendeu ao vencer a Palma de Ouro em Cannes, numa decisão do júri presidido por David Cronenberg. Em 2005, eles repetiram o feito com A criança. Também venceram prêmios em Cannes por O filho (melhor ator para Olivier Gourmet), O silêncio de Lorna (melhor roteiro) e O garoto da bicicleta (Grande Prêmio do Júri). Seu longa mais recente, Dois dias, uma notie, deu a Marion Cottilard uma indicação ao Oscar de melhor atriz.
Criadores de um estilo próprio, marcado pelo naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e a câmera muito próxima dos atores, Luc e Jean-Pierre Dardenne trabalham com um minimalismo narrativo, sem concessões para o espectador, tendo se tornado mestres do drama social.
Documentários engajados
Mais rara, a produção documental dos irmãos é um dos grandes atrativos da mostra. Realizados no período de 1979 a 1983, os filmes abordam questões como a vida de exilados (Leçon d’une université volante) lembranças de uma greve geral (Lorsque le bateau de Léon M. descendit la meuse pour la première fois), entre outras.
A mostra também vai exibir alguns dos longas produzidos pelos irmãos Dardenne, como À procura de Eric (2009), do britânico Ken Loach, e Além das Montanhas (2012), do romeno Cristian Mungiu; Ferrugem e osso (2012), do francês Jacques Audiard; e O diário de uma camareira (2015), do francês Benoît Jacquot.
A curadoria é da cineasta Caru Alves de Souza, diretora do filme ‘De Menor’. A diretora participa de um debate em Brasília com os críticos Cid Nader e Marcelo Miranda no dia 15 de fevereiro, com entrada franca – as datas nas outras capitais ainda serão confirmadas.
© Filme B - Direitos reservados