Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A 9ª edição do Festival Visões Periféricas, que reúne produções audiovisuais das periferias brasileiras, vai acontecer entre os dias 18 a 23 de agosto. Em sua sessão de abertura, no Oi Futuro Ipanema, o evento vai exibir o documentário Funk Brasil, com cinco episódios dirigidos por Luciano Vidigal, Marcelo Gularte, Rodrigo Felha, Christian Caselli e Cavi Borges. Foram selecionados 81 filmes, dentre 451 inscritos, que irão compor a programação do festival.
A idéia do evento é reunir produções de diversos formatos, temas e linguagens, realizadas por coletivos e cineastas de regiões periféricas do Brasil de 13 estados - entre eles Minas, Pernambuco, Goiás, Amazonas, Sergipe e Paraíba. Além da exibição dos filmes, o evento vai promover um seminário intitulado “Deseducando o olhar”, além de debates que discutem as diferentes formas de produção audiovisual na periferia.
As obras selecionadas estarão divididas em quatro mostras competitivas e três não-competitivas. A curadoria ficou a cargo do diretor Emílio Domingos (Batalha do Passinho) e do curador e cineclubista André Sandino. No total, o evento conta com 17 pontos de exibição, entre salas de cinema e cineclubes do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e algumas cidades do interior do estado.
Para ver a programação completa, acesse o site do festival.
© Filme B - Direitos reservados