Diretor lança animação Pequeno Colombo

Diretor lança animação Pequeno Colombo

Thayz Guimarães, de Olinda*
06 mai 16

Imagem destaque

Divulgação

Cena de As aventuras do pequeno Colombo

Animador com dois longas no currículo, Rodrigo Gava esteve em Olinda nesta sexta para falar de sua nova animação, As aventuras do pequeno Colombo, exibido na programação do Cine-PE. O diretor falou das dificuldades de se produzir e distribuir produções animadas no Brasil em contraposição ao crescimento da demanda e oferta deste tipo de material, principalmente para TV, nos últimos anos. Rodrigo também revelou alguns de seus próximos projetos, incluindo a continuação do Pequeno Colombo.

“O mercado de animação brasileiro está em franca evolução, isto é nítido. Mas os investimentos têm sido direcionados quase exclusivamente para as séries de TV, muito devido à lei [da cota de tela]”, comentou o diretor. Para ele, os longas ainda sofrem com a falta de investimento porque, historicamente, em termos de bilheteria, as animações nacionais nunca venderam muito bem. “Parte-se do princípio de que esses projetos não vão gerar renda, então não se investe neles. Mas se ninguém investir, não há como crescer. É um círculo vicioso”, criticou.

Ainda segundo Rodrigo, é preciso que se quebre este paradigma das bilheterias fracas e que se invista mais no potencial de “viajar” de uma animação, já que, diferentemente dos live-actions, este tipo de obra não sofre com a adequação da língua, podendo ser facilmente dublada, sem prejuízo de roteiro. O menino e o mundo, indicado ao Oscar de melhor animação, por exemplo, alcançou um número maior de espectadores na França do que no Brasil.

O dilema do lançamento comercial

Finalizado em 2015, após quatro anos de captação de recursos e mais três de produção, As aventuras do pequeno Colombo será distribuído pela Paris/Downtown, mas ainda não possui data de lançamento no circuito comercial. “Estamos numa expectativa enorme”, afirmou Gava. “Tínhamos esperança de que ele fosse ser lançado em dezembro do ano passado, depois em abril deste ano, mas a estreia continua indefinida por uma falta de espaço na grade de programação”.

Na história, um Cristóvão Colombo ainda criança precisa salvar o destino de sua família, e para isso contará com a ajuda de seus amigos Leonardo Da Vinci e Mona Lisa. Pensada para crianças de 6 a 9 anos, a animação contou com a consultoria de Ennio Torresan, animador e ilustrador brasileiro radicado nos Estados Unidos, que trabalha na Dream Works desde 2003. As aventuras do pequeno Colombo tem patrocínio do BNDES, do Fundo Setorial do Audiovisual, da Riofilme e do Telecine. A Globo Filmes é coprodutora e também participa da distribuição e da divulgação.

Colombo ganha continuação

Para os próximos anos, Rodrigo Gava já pensa em dois novos longas-metragens: As aventuras do pequeno Colombo 2 (ainda sem título), no qual os personagens finalmente chegarão à paradisíaca e desconhecida ilha de Hi Brazil – o nome é uma alusão à uma lenda viking e não especificamente ao Brasil; e o também infantil Operação Gaya, que conta a história de uma menina que quer ser modelo, mas ao entrar para a sua primeira agência descobre que, na verdade, se trata de uma agência de espionagem e que ela terá de combater um super-vilão que pretende destruir a Terra por meio de artefatos maias. Ambos os projetos estão em fase de desenvolvimento de roteiro. Na TV, Rodrigo foi responsável por Tronquinho e pão de queijo, série animada em 26 episódios de 11 minutos, no canal Gloob.

* A repórter viajou a convite do festival