CCBB exibe os vilões do cinema brasileiro

CCBB exibe os vilões do cinema brasileiro

Redação
14 jun 16

Imagem destaque

Divulgação

Cidade de Deus: o inesquecível Zé Pequeno na mostra

Os vilões do cinema brasileiro chegam às salas do CCBB no mês de julho. Entre os dias 1º e 25 no Rio, e de 6 a 20 de julho em São Paulo, acontece a mostra A Vilania no Cinema Brasileiro, uma seleção de filmes com personagens que exploram diferentes faces do mal na filmografia nacional.

A programação da mostra expõe diferentes épocas, em sessões de clássicos como Opera do malandro; Cidade de Deus e Essa noite encarnarei teu cadáver, explorando a imagem de personagens como bandidos, psicopatas, anti-heróis e até os agentes aparentemente inofensivos do cotidiano.

O programa do evento também oferece aos interessados duas masterclass sobre a construção das imagens de vilania no imaginário brasileiro. As aulas serão conduzidas por Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e professor da PUC RJ.

Heffner é também curador da mostra ao lado de Roberta Sauerbronn, que é responsável pela idealização do projeto e divide coordenação geral com Alessandra Castañeda. A produção é da Saraguina Filmes e da Jurubeba Produções. Realizada pelo CCBB, a mostra tem patrocínio do Banco do Brasil através da lei Rouanet.

A programação entra em breve no calendário do CCBB-RJ e CCBB-SP.