Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O Festival de Berlim anunciou hoje três longas brasileiros que vão integrar a seção Panorama, a principal mostra paralela do festival alemão, que acontece de 11 a 21 de fevereiro. Um ano depois de Que horas ela volta? ser premiado na mostra, Anna Muylaert estreia ali seu novo longa, Mãe só há uma. O filme retrata a vida conturbada de um adolescente de 16 anos que vai viver com outra família ao descobrir que sua mãe o robou na marternidade, sendo obrigado a deixar a família que o criou. O elenco reúne Matheus Nachtergaele, Naomi Nero e Luciana Paes.
Outro selecionado foi Antes o tempo não acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo (de A floresta de Jonatas), sobre um jovem de origem indígena que vai morar em Manaus e precisa conciliar suas tradições com os valores da cidade grande.
Ativista brasileira
A Panorama Dokumente, dedicada a documentários, selecionou Curumim, novo filme de Marcos Prado (Estamira, Paraísos artificiais), um relato dos últimos momentos de um brasileiro condenado à morte na Tailândia por tráfico de drogas.
O Brasil também estará presente no documentário Zona norte, da alemã Monika Treut, sobre a ativista dos direitos humanos Yvonne Bezerra de Mello, criadora de um método educacional alternativo para crianças de rua.
Ao todo, a Panorama vai exibir 51 filmes de 33 países, dos quais 34 longas de ficção e 17 documentários. Nos últimos anos, a seção selecionou longas brasileiros como Hoje eu quero voltar sozinho, O homem das multidões e Sangue azul.
Na mostra Fórum Expandido, o Brasil será representado pelo curta-metragem Ruína, de Gabraz Sanna; e pelo longa-metragem em coprodução com a Alemanha muito romântico, dos brasileiros radicados em Berlim Melissa Dullius e Gustavo Jahn. O curta Das águas que passam, de Diego Zon, foi selecionado para a competição pelo Urso de Ouro da categoria.
Além destes, há dois longas americanos com coprodução da brasileira RT Features: Indignation, de James Schamus, produtor de O segredo de Brokeback Mountain, baseado no livro de Phillip Roth; e Little men, de Ira Sachs (de O amor é estranho). Os dois vão estrear antes no Festival de Sundance, que começou na última quinta.
© Filme B - Direitos reservados