Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Apesar das muitas semelhanças culturais entre Brasil e México, o cinema mexicano é muito pouco conhecido entre os espectadores brasileiros. Com o intuito de apresentar novos horizontes na área, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 15 a 27 de março, a Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo.
A programação do evento conta com 16 títulos, 13 longa-metragens e três curtas, que não foram lançados no circuito comercial brasileiro. As produções vão desde obras aclamadas pela crítica internacional até as mais populares no México, mas que não conseguiram grande repercussão internacional.
Os destaques ficam por conta de importantes diretores para o mercado cinematográfico mexicano. Um dos destaques é Post tenebras lux, de Carlos Reygadas, prêmio de direção em Cannes em 2012. Julián Hernández, que estará presente no evento, apresenta Eu sou a felicidade deste mundo, que aborda a relação entre arte e homossexualidade. Cineasta veterano mais consagrado mundo afora desde os anos 60, Arturo Ripstein, de filmes como Vermelho sangue (Profundo Carmesí, 1996) terá exibido seu penúltimo longa, As razões do coração (2011).
Além das exibições, a mostra conta também com eventos de discussão sobre o setor, como a mesa-redonda com Julián Hernández – diretor atuante com mais de 20 filmes rodados – e o debate com os especialistas em cinema mexicano Maria Celina Ibazeta, pesquisadora de documentários e filmes com viés social, e Fabián Núñes, especialista no cinema clássico do país.
A Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. A programação completa já se encontra disponível no site oficial do evento.
A Caixa Cultural fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Rio de Janeiro.
© Filme B - Direitos reservados