Now inicia lançamento simultâneo com cinema

Now inicia lançamento simultâneo com cinema

Thiago Stivaletti
25 jul 16

Imagem destaque

Divulgação

Tim Robbins e Benicio del Toro em Um dia perfeito

As janelas entre a exibição nos cinemas e a estreia nas plataformas de video on demand encurtaram nos últimos anos. Nesta semana, o Now, plataforma de VOD na Net e da Claro, começou uma nova experiência para o mercado: o lançamento simultâneo com os cinemas.

O primeiro título, lançado na última quinta, é o espanhol Um dia perfeito, com Tim Robbins e Benicio del Toro. Distribuído nos cinemas pela Esfera, o longa foi lançado em duas salas do Rio, duas de São Paulo e uma de Brasília. No mesmo dia, entrou no catálogo do Now a R$ 21,90 – mais que o dobro dos R$ 9,90 cobrados pelos lançamentos que já saíram das salas.

“Nosso objetivo não é canibalizar o cinema, por isso colocamos o preço mais alto. Queremos promover os filmes independentes que têm acesso a poucas salas, e dar uma opção ao assinante que está fora do circuito independente Rio-São Paulo”, explica o diretor de conteúdo e programação das operadoras, Fernando Magalhães.

Preço decrescente

O primeiro contrato foi fechado com a integradora Sofá Digital. Os filmes têm curadoria do Circuito Estação, e cada título precisa ser negociado com a distribuidora para cinema. A Net está em negociação para lançar de dois a quatro filmes por mês em lançamento simultâneo, mas aguarda os números de Um dia perfeito para definir a estratégia dos próximos.

Depois que o filme sai de cartaz, o preço do aluguel no Now cai para R$ 9,90, o mesmo de outros lançamentos. Depois de um ano, o aluguel fica ainda mais barato, quando o filme entra em catálogo. Num primeiro momento, a divisão da renda é de pouco mais de 50% para o distribuidor.

Filmes pequenos

Fernando rejeita qualquer comparação com o Screening Room, projeto que previa o lançamento simultâneo nos EUA de grandes filmes, com valor de US$ 50 por filme. “Nosso objetivo é muito diferente. Ao contrário do Screening Room, a ideia é criar uma opção de primeira janela para alguém que não tem a mesma opção de distribuição de um blockbuster”, diz. “Seremos a melhor opção sempre que o produtor e o distribuidor entenderem que essa é a forma mais rentável de lançamento para um filme.”

Nos EUA, a Comcast e outras operadoras de plataformas de VOD promovem há alguns anos lançamentos pontuais simultâneos com o cinema para filmes independentes. Foi o caso do drama Bubble (2005), de Steven Soderbergh, e de Margin call – O dia antes do fim (2011), com Kevin Spacey.