Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O diretor Kleber Mendonça Filho está na lista de dez talentos promissores de 2016 da Variety, divulgada esta semana. A tradicional relação “Directors to Watch” do veículo especializado completa 20 anos e já apontou talentos como Christopher Nolan, Alejandro Gonzáles Iñarritu e Wes Anderson.
A lista, como sempre, destaca cineastas cujos filmes tiveram boa acolhida na safra de festivais. Aquarius, de Kleber, estava na seleção competitiva de Cannes, assim como Toni Erdmann, da alemã Maren Ade, outro nome escolhido. Também figura Julia Ducournau, do filme de horror canibal Grave, exibido na Semana da Crítica e no Festival do Rio deste ano. De Toronto, vêm os diretores Barry Jenkins, de Moonlight, e William Oldroyd, de Lady Macbeth.
O único diretor com um filme mais comercial selecionado foi David Sandberg, de Quando as luzes se apagam, terror com produção de James Wan lançado nos Estados Unidos em quase 3 mil cinemas. Completam a lista dois cineastas de longas ainda inéditos em festivais – Geremy Jasper (Patti Cake$) e os irmãos Emmett e Brendan Malloy (The tribes of Palos Verdes) –, o indiano Ritesh Batra (The sense of ending) e o britânico Otto Bell (The eagle huntress).
Todos os diretores da lista estarão em uma edição especial da Variety, que será publicada no dia 3 de janeiro. No mesmo dia, eles serão homenageados no Palm Springs Film Festival. Os eleitos de cada ano são fruto dos votos de editores, críticos e repórteres da publicação.
© Filme B - Direitos reservados