Prêmio Fénix destaca Aquarius e Neruda

Prêmio Fénix destaca Aquarius e Neruda

Redação
08 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Neruda: filme levou quatro prêmios na cerimônia

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, recebeu as estatuetas de melhor direção e atriz (Sonia Braga) no Prêmio Fénix Ibero-Americano de Cinema, cuja cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta, dia 7, na Cidade do México. A segunda edição do prêmio para a produção cinematográfica da América Latina, Portugal e Espanha consagrou o chileno Neruda como melhor filme, enquanto o também brasileiro Boi neon, de Gabriel Mascaro, levou na melhor nas categorias fotografia de ficção (Diego García) e roteiro (do diretor).

A cerimônia foi marcada pelo tom político. Ao apresentar os indicados, o ator Wagner Moura disse que Aquarius é um filme “sobre amor, memória e liberdade democrática”. Já Sonia Braga, celebrada como a protagonista Clara, que luta no filme para proteger o prédio onde vive de interesses imobiliários, limitou-se a dizer no palco que o Brasil vive um momento “muito difícil”. O filme virou uma marca da oposição ao governo do presidente Michel Temer depois que a equipe organizou uma manifestação no tapete vermelho do Festival de Cannes.

O filme de maior destaque da noite, a cinebiografia do poeta Pablo Neruda, dirigida por Pablo Larraín (Jackie), também tem contornos políticos. Conta a história da perseguição ao escritor durante o governo do presidente Gabriel González Videla, nos anos 1940, depois de sua filiação ao Partido Comunista. Gabriel García Bernal, interpreta um investigador de polícia no longa, cotado para o Oscar. Neruda ganhou ainda os prêmios de direção de arte, figurino e edição.

Outro filme que ganhou o palco mais de uma vez, O clã, de Pablo Trapero, ficou com as estatuetas de ator (Guillermo Francella) e mixagem de som. O documentário Tempestad, sobre a violência no México, foi considerado o melhor longa do gênero e ainda mereceu os prêmios de fotografia e música.

A terceira edição do Fénix concedeu um total de 13 prêmios, incluindo uma homenagem especial ao cineasta Alejandro Jodorowsky (A montanha sagrada, El topo) pelo conjunto da obra. Este ano, um total de 790 longas lançados entre maio de 2015 e o mesmo mês de 2016 estava inscritos na premiação.