Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Comparado com a fama das estrelas da TV e do cinema, a nova geração de influenciadores digitais e youtubers nos EUA é bem pouco conhecida do público americano. Mas esses jovens que dominam a internet hoje têm um grande trunfo: provocam um grau de engajamento de seus fãs muito maior do que as celebridades de outras mídias.
Essa foi a conclusão de um grande levantamento que a revista Variety publicou em seu especial anual “Famechangers”, uma série de reportagens sobre como os chamados talentos digitais estão mudando o mundo do entretenimento.
A pesquisa, feita pelo instituto QScore, perguntou aos entrevistados qual o grau de familiaridade de um determinado artista ou celebridade (se o entrevistado o conhecia bem) e se o consideram como um dos seus preferidos. O resultado: há pelo menos 50 celebridades do mundo do cinema e da TV que são bem mais populares entre os adolescentes do que os youtubers. Entre os jovens de 13 a 17 anos, Tom Hanks e Beyoncé, entre outros, reinam absolutos entre as personalidades mais lembradas e preferidas.
Os mais seguidos
Mas os youtubers mais populares têm sua força. O Pentatonix, grupo de música à capela cujo canal no YouTube alcança 10,7 milhões de inscritos, é considerado um dos artistas favoritos por 30% dos entrevistados – o mesmo percentual de uma atriz como Brie Larson, vencedora do Oscar deste ano pelo filme O quarto de Jack. É o mesmo percentual de Ryan Higa, jovem comediante de 26 anos popular entre os adolescentes no YouTube. Entre crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, o youtuber mais famoso é PewDiePie, nome artístico do comediante sueco Felix Kjellberg, cujos vídeos besteirol já reúnem 46 milhões de seguidores do mundo todo em seu canal no YouTube.
+ Revista Filme B+: Cresce a força dos influenciadores da internet na divulgação de filmes no Brasil (pág. 26)
Quando o critério é o de celebridades favoritas, e não apenas lembradas ou conhecidas, os youtubers e jovens influenciadores têm notas melhores do que as grandes estrelas, especialmente entre os mais jovens. Um alto engajamento indica que, ao contrário de um Tom Hanks, que será visto nos cinemas uma ou duas vezes por ano, esses youtubers serão vistos uma ou duas vezes por semana com seus novos vídeos.
No especial, a Variety também publica uma lista dos dez influenciadores digitais “para ficar de olho” nos EUA. Entre eles, está King Bach, nome artístico de Andrew Bachelor, ator e performer de 27 anos que soma 15,7 milhões de seguidores no Vine, plataforma de vídeos curtos semelhante ao Snapchat que, de tanto sucesso, começou uma prolífica carreira no cinema – participou da comédia Cinquenta tons de preto e está rodando mais sete filmes este ano.
Uma prova de que o mundo dos jovens ídolos da internet e o mundo do cinema não estão tão longe assim de se cruzarem. Algo que também começa a ganhar força no Brasil – a youtuber Kéfera Buchmann, uma das mais populares no Brasil, roda no momento seu longa pra cinema, É fada.
© Filme B - Direitos reservados