Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O Globo de Ouro anunciou nesta segunda a sua lista de indicados e confirmou os filmes favoritos da temporada. O prêmio é dado pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, um grupo de cerca de cem jornalistas de todo o mundo. A premiação acontece no dia 8 de janeiro em Los Angeles.
O recordista de indicações foi o musical La la land – Cantando estações, que a Paris lança em 19 de janeiro. O filme teve sete indicações, incluindo melhor filme, diretor, atriz (Emma Stone) e ator (Ryan Gosling) – todos na categoria comédia ou musical.
Em seguida, Moonlight, de Barry Jenkins, filme independente de baixo orçamento, recebeu seis indicações, incluindo melhor filme, diretor e roteiro na categoria drama – o longa não tem previsão de estreia no Brasil. Outro independente, Manchester à beira-mar, ficou com cinco indicações, incluindo filme, diretor e roteiro – a Sony lança em 12 de janeiro.
Uma das surpresas foi o drama histórico Até o último homem (Diamond, 12/1), de Mel Gibson, indicado nas categorias filme, diretor e ator (Andrew Garfield). Na categoria drama, concorrem ainda na categoria principal A qualquer custo (California, 5/1), com Chris Pine e Jeff Bridges; e Lion – Uma jornada para casa (Diamond, 9/2), com Rooney Mara e Nicole Kidman.
Na categoria filme estrangeiro, o brasileiro Aquarius não conseguiu vaga. Os cinco títulos indicados foram exibidos no Festival de Cannes: o alemão Toni Erdmann, o francês Elle (que também rendeu indicação de atriz para Isabelle Huppert), o chileno Neruda (a Imovision lança esta semana), o iraniano O apartamento (Pandora, 5/1), e Divines do Catar.
Confira a lista completa de indicados, incluindo os da TV.
© Filme B - Direitos reservados