Almodóvar vai presidir o júri de Cannes

Almodóvar vai presidir o júri de Cannes

Redação
31 jan 17

Imagem destaque

Nico Bustos - El Deseo/Divulgação

O espanhol Pedro Almodóvar

O Festival de Cannes anunciou nesta terça que o espanhol Pedro Almodóvar será o Presidente do Júri da 70ª edição do festival, que este ano acontece de 17 a 28 de maio na França.

Conhecido desde os anos 80 por filmes como Ata-me e Mulheres à beira de um ataque de nervos, Almodóvar tem uma longa relação com o festival. Cinco de seus filmes concorreram à Palma de Ouro sem nunca vencer o prêmio máximo do evento. O que chegou mais perto foi Tudo sobre minha mãe (1999), que levou a Palma de melhor direção, perdendo o prêmio principal parao belga Rosetta, dos irmãos Dardenne. Em 2006, Volver levou os prêmios de melhor roteiro e elenco. O diretor também competiu com Abraços partidos (2009), A pele que habito (2011) e no ano passado com Julieta. Em 2004, A má educação abriu o festival, fora de competição.

Os mais cotados

No ano passado, o Júri presidido pelo australiano George Miller (Mad Max – Estrada da fúria) foi muito criticado por premiar filmes bem diferentes dos que foram mais aclamados pela imprensa e pelo público do festival. Três dos favoritos da crítica – o alemão Toni Erdmann, o americano Paterson e o brasileiro Aquarius – saíram sem prêmios.

A seleção oficial do festival e os demais membros do júri só serão anuciados em meados de abril. Entre os filmes já contados para integrar a seleção, estão os novos longas do austríaco Michael Haneke (Happy end, com Isabelle Huppert), do americano Todd Haynes (Wonderstruck, com Julianne Moore), do canadense Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, com Ryan Gosling), da argentina Lucrecia Martel (Zama, coprodução com o Brasil) e do russo Andrei Zviagintsev, do premiado Leviatã (com o novo Loveless).