Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Sony divulgou nesta quinta os resultados do seu segundo trimestre financeiro, que foi de julho a setembro de 2015. A multinacional japonesa teve lucro de US$ 280 milhões no período, mas registrou perdas na sua divisão de cinema e TV.
A Sony Pictures perdeu US$ 187 milhões no período, uma queda bem maior do que os US$ 10 milhões registrados no mesmo período de 2014. Segundo a companhia, três fatores explicam o aumento do prejuízo: a queda na divisão de home entertainment – venda de DVDs e Blu-rays, entre outros –, o menor faturamento na venda de licenças de suas marcas para a TV e um gasto maior com despesas de marketing para lançamento em cinema, “devido ao grande número de lançamentos significativos em comparação com o ano passado”.
Os lançamentos indicam que em 2014 houve grande investimento em marketing , mas a grande bilheteria global de filmes como O espetacular Homem-Aranha 2: A ameaça de Electro (US$ 709 milhões) seguraram os resultados. De julho a setembro deste ano, o lançamento mais lucrativo foi Pixels, com US$ 240 milhões globais. Outros filmes ficaram abaixo da expectativa, como Sobrenatural: A origem, Ricki and the Flash: De volta para casa e The perfect guy.
Os resultados do próximo trimestre financeiro da Sony Pictures devem ser melhores por conta de dois lançamentos: a animação infantil Hotel Transilvânia 2, que estreou no final de setembro e já acumula US$ 316 milhões; e 007 contra Spectre, que já vem quebrando recordes no Reino Unido. Ainda assim, a previsão de faturamento anual da Sony com cinema sofreu uma leve queda de 2%, para US$ 8,28 bilhões. A previsão de queda do lucro em 12 meses é mais forte: de US$ 530 milhões para US$ 290 milhões (baixa de 45%).
© Filme B - Direitos reservados