Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Os atores e as atrizes de Hollywood, sob orientação do sindicato SAG-AFTRA, entraram oficialmente em greve às 4h01 da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira, 14. Eles se juntam aos roteiristas americanos em busca de melhores condições de trabalho e salários justos após as negociações com os estúdios falharem. Num ato histórico, é a primeira vez desde os anos 1960 que as duas categorias de profissionais paralisam ao mesmo tempo.
O impacto das greves na indústria, inclusive a brasileira, é enorme a curto e médio prazos. O mais óbvio é a interrupção das filmagens de praticamente todas as séries e filmes, levando Hollywood a um estado total de espera. A paralisação provavelmente vai causar um vácuo de conteúdo daqui a um ou dois anos, como aconteceu na greve dos roteiristas de 2007.
Elenco de Oppenheimer deixa pré-estreia em Londres
Mas também há consequências imediatas. Ontem, por exemplo, o tapete vermelho da pré-estreia de Oppenheimer, em Londres, foi antecipado em uma hora para o evento não esbarrar no anúncio oficial da greve. Os atores, agora proibidos de dar entrevistas, chegaram a posar para algumas fotos, mas foram embora antes do início da sessão.
A ausência de talentos na divulgação de um filme pode provocar danos milionários. Um caso recente foi The Flash, cujo desempenho abaixo das expectativas foi atribuído, em grande parte, ao afastamento da campanha do astro Ezra Miller, que, na vida real, protagonizou incidentes problemáticos nos últimos anos.
Hoje, a brasileira Bruna Marquezine publicou em suas redes sociais um comunicado confirmando que não participará da divulgação de Besouro Azul (Warner), marcado para 18 de agosto. Ela disse que o apoio dos fãs será fundamental para o sucesso do longa da DC.
Há muitos outros impactos a curto prazo. Marcada para a próxima quinta-feira, a Comic-Con de San Diego, maior encontro de cultura pop do mundo e um dos principais eventos responsáveis por deslanchar a carreira de um filme, está praticamente esvaziada com as greves de atores e roteiristas.
Tapetes vermelhos de Veneza e Toronto ameaçados
E ainda temos os festivais de Veneza e de Toronto, também muito importantes para a visibilidade de uma produção. Segundo a imprensa internacional, o SAG-AFTRA vai orientar os seus membros a não participarem das mostras, mesmo ocorrendo em outros países.
Os artistas também estão impedidos de aparecer nas campanhas do Emmy, cujas indicações foram anunciadas nesta semana.
Menos divulgação significa menos visibilidade, o que ameaça o desempenho de um filme ou série — inclusive no Brasil. Não se sabe até quando vai a greve. Representantes de festivais internacionais afirmaram esperar que o imbróglio seja resolvido o mais rapidamente possível.
© Filme B - Direitos reservados