Mesmo com 'Avatar 2', Cinemark tem queda de receita e público nos EUA

Mesmo com 'Avatar 2', Cinemark tem queda de receita e público nos EUA

Redação
24 fev 23

Mesmo com o sucesso de Avatar - O caminho da água (Disney), a Cinemark registrou, nos EUA, uma queda de público e de receita no último trimestre de 2022, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 23.

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, as receitas da rede, nos EUA, caíram 10% — US$ 666,7 milhões para US$ 599,7 milhões. Já as vendas de ingressos caíram de 48,1 milhões, no último trimestre de 2021, para 39,2 milhões em 2022 (-18,5%).

O Brasil seguiu a mesma tendência dos EUA. A retração em público da Cinemark foi de 6,9 milhões nos últimos três meses de 2021 para 5,2 milhões em 2022 (-24,6%), segundo dados do Filme B Box Office Brasil. A fatia de mercado da rede, porém, teve um pequeno aumento de 22,2% para 23,6% entre os dois anos.

Feriado morno e tempestades de neve

Nos EUA, as bilheterias foram prejudicadas por um feriado morno de Ação de Graças e um Natal marcado por tempestades de neve. Além disso, tirando os sucessos Pantera Negra - Wakanda para sempre (Disney) e Avatar 2, o único outro filme que ultrapassou a marca dos US$ 100 milhões nos EUA foi Adão Negro (Warner), com US$ 168 milhões.

Este cenário, portanto, impactou não só a Cinemark, mas o setor como um todo. As bilheterias americanas geraram US$ 1,7 bilhão no último trimestre do ano — uma queda de 14% em relação ao mesmo período de 2021, quando o mercado recebeu blockbusters como Venom 2, 007 - Sem tempo para morrer e Homem-Aranha - Sem volta para casa.

Apesar dos resultados, o CEO da exibidora, Sean Gamble, analisou como positivo o desempenho da empresa.

"O ano passado representou mais um passo importante em direção à recuperação da indústria de exibição no pós-pandemia", afirmou. "O entusiasmo sustentável do consumidor para ver filmes dentro da experiência cinematográfica foi validado diversas vezes ao longo de 2022 em todos os gêneros e segmentos de público."