Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Fala comigo, de Felipe Sholl, levou o troféu Redentor de melhor longa de ficção da Première Brasil do Festival do Rio. A cerimônia de premiação foi neste domingo, dia 16, no Espaço Cultural BNDES, no Centro. O primeiro longa-metragem do diretor carioca mereceu ainda o prêmio de melhor atriz para Karine Teles.
Estreante em longas, o diretor e roteirista de 34 anos debutou em curtas em 2007, com Tá, premiado em Berlim com o Teddy Awards. Em Fala comigo, ele retrata a improvável história de amor entre Ângela (Karine), 43 anos, e o filho de sua analista Diego (Tom Karabachian), de 17.
O prêmio de melhor longa documentário ficou com A luta do século, de Sérgio Machado, sobre a histórica rivalidade dos pugilistas nordestinos Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro. Os troféus de direção ficaram com Cristiane Oliveira (ficção), por Mulher do pai, e Sérgio Oliveira (documentário), por Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos.
Na premiação de melhor ator, Nelson Xavier e Julio Andrade dividiram os holofotes. O primeiro recebeu o Redentor por Comeback e o segundo, por dois filmes, Redemoinho e Sob pressão.
No voto popular, foram escolhidos o drama Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé (Narradores de Javé), sobre a convivência de refugiados e sem-teto em um prédio no centro de São Paulo, e o documentário Divinas divas, de Leandra Leal, um retrato da primeira geração de artistas travestis do Brasil. O prêmio especial do júri foi para Redemoinho, estreia em longas do diretor de TV José Luiz Villamarim.
O júri deste ano foi composto por Charles Tesson, crítico e diretor da Semana da Crítica do Festival de Cannes, as diretoras Maria Augusta Ramos e Sandra Kogut, e o ator Rodrigo Santoro.
A cerimônia de premiação foi apresentada pelos atores Ísis Valverde e Antonio Calloni. Veja a lista completa dos contemplados aqui.
© Filme B - Direitos reservados