Junho traz pelo menos um grande lançamento por semana

Junho traz pelo menos um grande lançamento por semana

Redação
26 mai 23

Imagem destaque

O mês de junho tem em sua programação nos cinemas ao menos um grande lançamento por semana. O período dá continuidade à longa lista de blockbuster que se iniciou em maio, e vem gerando bons frutos de bilheteria, o que pode oferecer uma perspectiva positiva para a chegada consecutiva de títulos como Através do Aranhaverso (Sony), Transformers (Paramount) e The Flash (Warner).

Confira a seguir alguns dos destaques de junho, e, ao fim do texto, uma tabela com todos os títulos agendados para chegar ao circuito até dezembro de 2023. Para demais datas, consulte o Calendário de estreias Filme B.

01/06 - Homem-Aranha - Através do Aranhaverso (Sony)

Vencedor do Oscar de melhor animação e responsável por levar mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros, o primeiro Aranhaverso soube agradar crítica e público. No primeiro fim de semana de junho, a trama recebe sua primeira sequência: Homem-Aranha - Através do Aranhaverso (Sony), que deve atrair desde famílias — público tradicional das animações — e jovens, que contribuem fortemente para adaptações de quadrinhos, até espectadores que buscam opções no circuito de arte. 

Em apenas um mês, o trailer do filme somou 7,1 milhões de visualizações no canal oficial da Sony no Youtube, o que também ajuda a dimensionar seu apelo.

01/06 - Boogeyman - Seu medo é real (Disney)

Quem disputa espaço no circuito com Aranhaverso é o terror Boogeyman - Seu medo é real. Vale lembrar que o gênero costuma atrair um público específico de fãs, que podem garantir um resultado interessante nas bilheterias, mesmo diante de uma longa lista de blockbusters disponíveis nos cinemas.

03/06 - Suga - Live from Tokyo (distribuição própria)

A exibição de shows vem ganhando espaço no circuito brasileiro, e, no dia 3 de junho, o desempenho desse gênero nas bilheterias ganhará o reforço de Suga - Live from Tokyo. Trata-se da transmissão ao vivo do show de um integrante da banda de K-pop BTS, que, desde 2018, já vendeu mais de meio milhão de ingressos no Brasil com exibições especiais.

 

08/06 - Transformers - O despertar das feras (Paramount)

A saga Transformers já levou 16,2 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros desde 2007. Após um hiato de quase cinco anos, os robôs gigantes estarão de voltas às telonas, no dia 8 de junho, com Transformers - O despertar das feras. A nova superprodução conta com um apelo de público amplo e deve competir diretamente com Aranhaverso.

08/06 - Nosso lar - Relançamento (Disney)

O longa de temática espírita de maior público (4 milhões) dos últimos anos ganha relançamento também no dia 8 de junho. A reexibição é um aquecimento para a estreia da sequência, que chega aos cinemas em 31 de agosto.

15/06 - The Flash (Warner)

Após muitas controvérsias envolvendo seu astro (Ezra Miller), The Flash chega aos cinemas do Brasil e do mundo na cine-semana do dia 15 de junho. O filme promete trazer diversos super-heróis na trama, incluindo diferentes versões do mesmo personagem, como o Batman de Ben Affleck e Michael Keaton — o que pode ajudar a atrair diferentes gerações de fãs de quadrinhos para os cinemas.

17/06 - J-Hope - In the box e Suga - Road to d-day (Trafalgar)

No sábado da mesma semana em que The Flash estreia, os cinemas brasileiros recebem dois documentários focados em diferentes integrantes da banda BTS. Vale notar que os filmes estão disponíveis no Disney+, mas o lançamento no circuito brasileiro ainda pode atrair uma forte presença de fãs do grupo para conferir as produções nas telonas. 

22/06 - Elementos (Disney)

A nova animação Disney/Pixar que chega aos cinemas neste ano é Elementos. O filme ganha as telonas na penúltima semana de junho, um período estratégico, considerando que o último lançamento com apelo para o público infantil e familiar — A pequena sereia — já estará em sua quinta semana de exibição. Portanto, em termos de disputa de público, a animação deve estrear com vantagem em comparação com demais blockbusters lançados no mês, que devem competir diretamente uns com os outros.

22/06 - Um dia cinco estrelas (Dt/Paris)

A comédia nacional também ganha as telonas no dia 22 de junho, com Um dia cinco estrelas. Vale lembrar que os títulos brasileiros vêm enfrentando dificuldade para atrair espectadores neste ano, mas, como a comédia brasileira é um gênero popular, há chance de atingir resultados nas bilheterias que sejam interessantes para o momento de destaque de blockbusters que o mercado vive.

29/06 - Indiana Jones e a relíquia do destino (Disney)

Após um hiato de 15 anos, Indiana Jones retorna às telonas no último fim de semana de junho, com Indiana Jones e a relíquia da morte. O filme marca a última vez em que Harrison Ford dá vida ao protagonista da franquia, encerrando uma saga de mais de 40 anos de existência. O longa pode atrair desde os espectadores mais velhos e os cinéfilos, fãs da série de filmes e de Ford, até os mais jovens, ligados em cultura pop e nas novas adições ao elenco, como Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) e Mads Mikkelsen (Hannibal).

29/06 - Ruby Marinho - Monstro adolescente (Universal)

A animação Ruby Marinho também estreia no último fim de semana de junho, entrando em competição direta com Elementos. Os dois filmes devem disputar a atenção dos espectadores também ao longo das férias de julho — período de alta frequência nos cinemas para as famílias.