Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O mês de julho teve um marco inédito para o audiovisual nos Estados Unidos. O streaming superou a TV a cabo em porcentagem de horas assistidas no país. Foram 34,8% das plataformas de streaming, lideradas pela Netflix, contra 34,4% da TV a cabo. A TV aberta teve 21,6% do total.
Era uma questão de tempo. O cenário, há algum tempo, é este: o consumo de streaming vem crescendo, enquanto a TV tradicional vem caindo. Novamente, quem teve a maior fatia foi a Netflix, com 8% do total de minutos assistidos em julho. Essa porcentagem foi alcançada, principalmente, devido a Stranger Things 4, que registrou impressionantes 18 bilhões de minutos no mês. Virgin River e The Umbrella Academy registraram, juntos, 11 bilhões. Os filmes mais assistidos foram Fera do Mar e Agente Oculto, com 5 bilhões de minutos.
A Hulu atingiu um valor recorde no período: 3,6%. A Amazon ficou com 3%, seguida do Disney+, com 1,8%, e da HBO Max, com 1%. Outras plataformas, somadas, ficaram com 10,2% da fatia.
O consumo de streaming cresceu 3,2% em julho em comparação ao mês anterior, subindo 1,1 ponto percentual. A TV a cabo, por sua vez, caiu 2%, perdendo 0,7 pontos percentuais. Esportes foram o grande declínio da TV a cabo, caindo 15,4% em relação a junho e 34% em relação ao ano passado, quando as Olimpíadas de Tóquio estavam sendo transmitidas. Na TV aberta, o declínio dos esportes foi de 41% em relação a junho e de 43%, em relação ao ano anterior.
A matéria publicada na Variety não especifica, porém, um ponto importante: se o consumo de esportes migrou da TV a cabo para o streaming. O Disney+, por exemplo, assim como diversas outras plataformas, transmite esportes ao vivo.
Vale lembrar que a Nielsen só mede a audiência nas TVs conectadas à internet, não entrando no cálculo celulares, tablets, ou computadores.
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