Grandes redes dos EUA exibirão filme da Netflix com janela de 30 dias

Grandes redes dos EUA exibirão filme da Netflix com janela de 30 dias

Redação
19 out 22

Num movimento sem precedentes, grandes redes exibidoras dos EUA e do Reino Unido concordaram em exibir Glass Onion - Um mistério Knives Out, da Netflix, 30 dias antes de a comédia chegar à plataforma.

Tim Richards, CEO da Vue International, disse em entrevista ao Deadline que a decisão ocorre após anos de conversas para "encontrar um jeito de projetar em nossas telas os filmes de alta qualidade da plataforma", e surge justamente num momento em que o mercado de Hollywood sofre os impactos da diminuição no número de lançamentos.

O executivo disse ainda esperar que a Apple vá pelo mesmo caminho num futuro próximo.

Pelo acordo firmado, Glass Onion será exibido por uma semana nos complexos a partir de 23 de novembro, véspera do feriado de Ação de Graças. Depois disso, em vez de entrar diretamente na Netflix, como até então acontecia em casos pontuais, o filme ficará fora de circulação por três semanas antes de ficar disponível para os usuários do serviço de streaming.

Outras redes importantes, como AMC, Regal e Cinemark, também entraram no acordo para exibir sessões do longa de Rian Johnson, uma sequência do aclamado Entre facas e segredos, de 2019.

Adam Aron, presidente da AMC, vê o acordo inédito como uma possível "solução" para o "embate" entre streaming e cinema, afirmando que os dois setores devem passar a trabalhar cada vez mais juntos.

Já Mooky Greidinger, da Cineworld, foi ainda mais otimista em sua declaração: "Este experimento é um divisor de águas tanto para a indústria theatrical quanto para a Netflix, e pode pavimentar o caminho para parcerias ainda mais fortes no futuro, inclusive com produções de alto orçamento."

Divulgação
'Entre facas e segredos 2'

Glass Onion, que passou pelo Festival de Toronto e já assegura uma aprovação de 90% no Rotten Tomatoes, deve ser lançado em cerca de 600 cinemas nos EUA, um circuito notável para um filme da Netflix. Além disso, a janela de 30 dias pode incentivar espectadores a irem aos cinemas, ainda mais por se tratar de uma obra cercada de expectativas e protagonizada por um elenco de alto escalão.

O resultado será avaliado internamente, já que a Netflix, a princípio, não pretende divulgar os números de bilheteria.

A notícia surge em um momento um pouco melhor para a empresa. Ontem, em seu balanço trimestral, a plataforma relatou ter ganhado 2,4 milhões de novas assinaturas, o primeiro crescimento do ano.