Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A primeira cine-semana de novembro foi marcada pelo impulso de um feriadão nas bilheterias, que trouxe, inclusive, o melhor primeiro dia de um filme nacional em 2023 — título conquistado por Mussum, o Filmis (Dt/Paris). A boa notícia é que este mês conta com outros dois feriados que podem beneficiar os cinemas, além, claro, de longas com forte potencial para atrair os espectadores para as salas.
09/11 - As Marvels (Disney)
Em 2019, Capitã Marvel levou nada menos que 9 milhões de pessoas para conferir seu filme solo — o primeiro da Marvel protagonizado por uma super-heroína. Agora, ela retorna para as telonas com dois reforços femininos: Ms. Marvel e Monica Rambeau, que estrelaram em séries da franquia para o Disney+. A união das personagens pode funcionar como um atrativo para os espectadores, como aconteceu com Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Disney), que teve o melhor resultado de uma adaptação de quadrinhos em 2023.
As Marvels também tem um apelo especial para o público feminino, que foi uma força importante na conquista de Barbie (Warner) como a maior bilheteria do ano. Além disso, a marca, por si só, é responsável por movimentar públicos numerosos — somente os materiais divulgados pelo canal da Marvel Brasil no Youtube foram vistos mais de 28 milhões de vezes.
09/11 - Festival Varilux
Também no dia 9 de novembro, 50 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês. O evento se estende até o dia 22 de novembro, e traz em sua programação 22 produções de perfis diversos. Um dos principais destaques da 14ª edição do festival é Anatomia de uma queda (Diamond), que venceu a Palma de Ouro de Cannes em 2023, e chega oficialmente ao circuito brasileiro apenas em fevereiro de 2024.
15/11 - Jogos Vorazes - A cantiga dos pássaros e das serpentes (Paris)
O prelúdio de Jogos Vorazes chega aos cinemas excepcionalmente na quarta-feira, 15, quando ocorre o feriado da Proclamação da República. A data pode ser um fator benéfico para a abertura do longa, que entra em cartaz ainda na primeira cine-semana de exibição de As Marvels. Isto porque, durante feriados, é possível que mais de um título ganhe destaque nas salas e tenha aderência do público.
Certamente haverá uma disputa entre a programação dos dois longas, mas as produções não necessariamente visam o mesmo grupo de espectadores. Por se tratarem de blockbusters, ambos tendem a ter um apelo amplo e popular, mas, no caso do novo Jogos Vorazes, as primeiras sessões devem ser frequentadas pelos fãs fiéis à saga de livros e aos longas lançados entre 2012 e 2015. Os trailers divulgados pela Paris no Youtube somam 7,8 milhões de visualizações.
Jogos Vorazes será o primeiro blockbuster que, desde o início da greve dos atores, terá seu elenco promovendo o lançamento. A divulgação com esses talentos pode impulsionar o desempenho do filme e ajudar o mercado a entender qual é o real impacto desse tipo de promoção na carreira de um longa atualmente. No Brasil, a Paris promete a maior campanha realizada pela distribuidora.
23/11 - Ó paí, ó 2 (H2O)
Ó paí, ó 2 tem o potencial de reforçar o market share de produções brasileiras em 2023, que vem sendo um dos grandes desafios do mercado. O primeiro filme, lançado em 2007, tornou-se um clássico de uma época, e parte do elenco retorna para a sequência, como Lázaro Ramos, Dira Paes e Érico Brás.
Os talentos envolvidos no filme já estão usando as redes sociais para promover o lançamento. Vale lembrar que esta foi uma estratégia importante para que Medida Provisória (Elo/H2O) ganhasse amplitude em 2022, e os dois filmes têm um ponto em comum: Lázaro Ramos. A produção pode se beneficiar ainda do fator de identificação do público com a trama, que se passa na Bahia e traz personagens com histórias de pessoas comuns.
23/11 - Napoleão (Sony)
Na mesma data, estreia Napoleão, de Ridley Scott, que deve atrair um grupo de espectadores diferente — desde um público mais maduro até os cinéfilos. Os trailers do longa no canal oficial da Sony já somam quase 7 milhões de visualizações.
30/11 - O jogo da invocação (Diamond)
O terror está em alta no Brasil, e, com isso, vale ter atenção para os títulos do gênero que chegam às telonas, como O jogo da invocação. O longa é protagonizado por Asa Butterfield e Natalia Dyer, que estrelam, respectivamente, as séries Sex education e Stranger things, da Netflix. As duas produções são muito populares entre o público jovem, que pode ir em peso às salas.
30/11 - As aventuras de Poliana (Warner)
Em 2023, a Warner já conquistou um grande número de espectadores com uma produção nacional: Os Aventureiros - A origem é a segunda maior bilheteria de um título brasileiro neste ano. Agora, a major leva para as telonas um longa que dá continuidade às novelas As aventuras de Poliana e Poliana moça, que tiveram exibição, respectivamente, entre 2018 e 2020, e em 2022 no SBT. O filme visa levar o público infantojuvenil e fã da novela para suas sessões.
30/11 - Pedágio (Paris)
Outro nacional que promete movimentar principalmente o público cinéfilo é Pedágio, de Carolina Markowicz. O longa venceu três das quatro categorias de atuação na competição do Festival do Rio, além do troféu por melhor direção de arte. A recepção positiva por parte da crítica nacional e internacional valoriza a produção, e pode influenciar nos resultados de bilheteria.
30/11 - Os segredos do universo (Imagem)
A adaptação da obra Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo também chega aos cinemas brasileiros na última cine-semana de novembro. O livro em que o filme se baseia é bastante popular entre os jovens e o público LGBTQIA+ — tema central da trama. O filme tem 89% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.
© Filme B - Direitos reservados